São Paulo, domingo, 14 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COI decide em 2 meses sobre blogs em Pequim

Entidade deve liberar diário dos atletas com restrições

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A PEQUIM

Os atletas que quiserem manter blogs durante os Jogos Olímpicos de 2008 terão que esperar pelo menos mais dois meses para saber se poderão atualizar suas páginas pessoais de dentro da Vila Olímpica.
A informação foi dada anteontem pelo Bocog, o comitê organizador do evento, em encontro com jornalistas.
A explicação para uma possível proibição é que, pelo regulamento da competição, ninguém, a não ser a imprensa, pode reportar sobre os Jogos.
Além disso, o COI (Comitê Olímpico Internacional) teme que possa haver conflito de patrocinadores no caso de atletas manterem blogs pessoais.
"Nós, porém, entendemos esses sites como uma forma legítima de expressão, portanto não vemos mal nenhum", disse Anthony Edgar, chefe de operações de mídia do COI para a Olimpíada. "A Comissão de Atletas já enviou uma carta solicitando que os blogs sejam liberados durante os Jogos."
O documento já foi enviado ao Comitê Executivo do COI, que em dezembro irá tomar uma posição sobre o assunto.
Segundo o dirigente, ex-jogador de rúgbi na Austrália, a liberação dos sites deve ocorrer sem problemas, mas com algumas normas a serem seguidas pelos blogueiros, como escrever os textos em primeira pessoa e não deixar que haja conflito de patrocinadores.
O tema não é tão simples, já que na China a internet não é 100% liberada. Algumas páginas são censuradas pelo governo. O serviço ainda não atende aos padrões internacionais.
Apesar de haver internet sem fio por boa parte de Pequim, muitas vezes o serviço é lento e inconstante. Para a Olimpíada, o Bocog já prepara uma rede própria, que funcionará em todos os locais relacionados ao evento, como estádios, ginásios, centro de imprensa, hotéis e vilas olímpica e de imprensa.
Os blogs já causaram polêmicas também no Brasil. No início do ano, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) baixou norma proibindo os atletas de manterem sites durante o Pan do Rio.
Muitos competidores já tinham se comprometido com portais de internet para manter os diários virtuais durante os Jogos. O COB chegou a ameaçar tirar as credenciais de quem descumprisse a determinação. Após quase seis meses de discussão, a entidade liberou os atletas para fazerem seus blogs, sem conteúdo comercial ou menções desrespeitosas a rivais e colegas de time.


Texto Anterior: Reprise: Time ergue troféu histórico de 77
Próximo Texto: GP Brasil já prevê pane com bilhetes numerados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.