São Paulo, domingo, 14 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Borderôs do Pan-07 ainda não saíram

DA REPORTAGEM LOCAL

A organização dos Jogos Pan-Americanos tem repetido, como um mantra, que a edição do Rio teve "padrão olímpico".
Os responsáveis pelo evento, contudo, ainda não conseguiram cumprir uma obrigação do Estatuto do Torcedor que até a quase amadora terceira divisão do futebol faz: a publicação de borderôs.
A lei de proteção ao torcedor determina que os demonstrativos financeiros de todas as partidas sejam publicados pelos organizadores e estipula um prazo para isso: até as 14h do primeiro dia útil subseqüente ao do jogo.
Após o término do Pan, Carlos Arthur Nuzman, presidente do comitê organizador, prometera divulgar os borderôs o mais rapidamente possível.
Pouco antes de o compromisso fazer aniversário de um mês, a Folha indagou o órgão sobre o tema. Recebeu como resposta: "O fechamento dos borderôs das competições dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 é um trabalho muito complexo que já está em fase de finalização e será divulgado ao público oportunamente".
Na última quarta-feira, ou 72 dias depois da promessa assumida por Nuzman na entrevista coletiva de balanço dos Jogos, a versão foi outra.
"O Comitê Organizador dos Jogos Rio 2007 (Co-Rio) realiza neste momento uma auditoria no programa de venda de ingressos", disse a entidade, via assessoria de imprensa.
Não é a única infração que o evento de "padrão olímpico" perpetrou contra o Estatuto do Torcedor. Durante as provas, não houve a divulgação de público e de renda nas instalações esportivas.
A própria numeração dos ingressos -exigência que o GP Brasil cumpre pela primeira vez em 2007- foi uma medida que o Co-Rio só adotou quando pressionado.
Inicialmente, a entidade não pretendia numerar cada ponto, alegando que isso era estranho à cultura do torcedor brasileiro e que o Estatuto não se aplicava ao Pan-Americano.
A obrigação de divulgar regulamentos e tabelas com antecedência também não foi observada, mas o Co-Rio atribuiu tais descumprimentos ao fato de o evento ser promovido pela Odepa. (LF)


Texto Anterior: GP Brasil já prevê pane com bilhetes numerados
Próximo Texto: Compra: Ainda restam ingressos em 2 setores para a corrida do dia 21
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.