UOL


São Paulo, sexta-feira, 14 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo código vai agravar penas dos infratores

DO PAINEL FC E
DA REPORTAGEM LOCAL

O Código Brasileiro da Justiça Desportiva terá penas mais duras contra atletas e clubes que infringirem as regras.
Além da perda de pontos ter sido aumentada em casos de utilização irregular de atletas (será subtraído o dobro do que estiver em disputa), a nova lei estipulará multas mais altas e a perda de mandos de jogos como pena para várias infrações.
Essa é uma decisão consensual dos 11 juristas convidados pelo Ministério do Esporte para formular uma nova portaria que unifique os conteúdos do Código Brasileiro Disciplinar do Futebol (CBDF) e do Código Brasileiro de Justiça e Disciplina Desportiva (CBJDD).
Segundo Luiz Zveiter, presidente do STJD e membro do grupo, as penas serão agravadas para inibir as infrações.
"O que queremos é mostrar que as infrações não valem a pena. As multas vão ser muito mais representativas, o que também vai inibir os atos de indisciplina dos dirigentes e dos jogadores", disse Zveiter.
Na semana que vem, entre os dias 21 e 23, os 11 juristas voltarão a se encontrar em Brasília para terminar a redação do novo código. Em seguida, irão entregá-lo para a apreciação dos membros do CNE (Conselho Nacional do Esporte), órgão do ministério. (FM E MR)


Texto Anterior: Legislação: Governo quer alterar "regra do asterisco"
Próximo Texto: Boxe: Corpo de pugilista é encontrado em Guarapiranga após quatro dias
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.