São Paulo, segunda-feira, 14 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Carlos Alberto, com chuquinhas, marca na sua única finalização no jogo; líder mantém seis pontos de vantagem

Corinthians usa cabeça para bater Coritiba

DA REPORTAGEM LOCAL

Ao bater o Coritiba por 1 a 0, ontem, em Curitiba, o Corinthians ficou a duas vitórias do seu quarto título brasileiro. O gol foi anotado de cabeça pelo meia Carlos Alberto, que adotou novo visual -jogou com chuquinhas no cabelo-, após cobrança de falta do lateral-direito Eduardo, na sua única finalização no jogo. "Foi graças à chuquinha", brincou ele.
Vencedor do Nacional em 1990, 1998 e 1999, o time do Parque São Jorge pode ser campeão caso supere o Inter, no próximo domingo, no Pacaembu, pela 40ª rodada. Mas antes, precisa bater o São Caetano, na quarta, no ABC.
Restando agora quatro rodadas para o fim da competição, a equipe corintiana chegou a 77 pontos. Além disso, possui a vantagem de ter seis pontos e duas vitórias a mais que os gaúchos, vice-líderes. Também está a nove pontos à frente e quatro triunfos a mais que os cariocas -terceiros.
Mas apesar de ser apontado como o virtual campeão, o capitão corintiano Betão prefere a cautela. "Hoje estivemos de parabéns, mas temos mais partidas", disse.
Para tentar barrar o líder do campeonato, o técnico Márcio Araújo, do Coritiba, que luta para sair da zona de rebaixamento, armou seu time no 3-5-2, com Anderson, Flávio e o volante Reginaldo Nascimento recuado para compor a trinca defensiva. O Corinthians também atuou com três atrás: Marinho, Betão e Wendel.
Com os zagueiros dos dois clubes marcando muito, a conseqüência disso foram as faltas: 35 do Coritiba contra 27 do Corinthians durante todo o jogo, segundo o Datafolha. O atacante Jô, que substitui o argentino Tevez (está com a seleção de seu país e deve voltar na rodada do fim de semana), foi o mais caçado pelos rivais: sofreu nove infrações.
Ontem, pela primeira vez Jô atuou ao lado de Nilmar na frente. O atacante de 1,86 m irá jogar no Benfica, em Portugal, no ano que vem. Mas a dupla não deu sorte. Além de passar em branco, Nilmar machucou a coxa esquerda, ferida pelas travas da chuteira de um jogador do Coritiba e precisou atuar com uma proteção.
E devido à forte marcação dos rivais, o jogo teve poucas finalizações. O time local chutou 12 vezes no gol corintiano. E a única bola que foi à meta do goleiro Fábio Costa foi a falta batida pelo meia Caio, aos 16min da etapa inicial.
Já o Corinthians acertou dois dos oito arremates que fez durante o jogo contra o gol de Douglas (o primeiro foi o tento, o segundo um tiro de Rosinei, no fim).
Para achar o caminho da vitória, o time visitante passou a utilizar as jogadas de bola parada na etapa inicial. Dos seis cruzamentos do time, Eduardo executou dois.
Aos 19min, ele bateu falta da direita e Carlos Alberto quase conseguiu escorar a cabeça na bola dentro da pequena área.
Quatro minutos depois o repeteco. Mas dessa vez Eduardo achou o meia, que não perdoou e cabeceou, livre de marcação: 1 a 0.
Foi a única finalização de Carlos Alberto até ser substituído no segundo tempo por Dinelson. Na comemoração do gol, ele o dedicou a filha do seu assessor, Tinoco, que nascera há poucos dias. "Maria Eduarda, um beijo para você", disse a emissora de TV.
A resposta do Coritiba não poderia ser diferente: bola parada. O lateral-esquerdo Ricardinho bateu falta que passou perto da trave, aos 28 min. Na seqüência, o atacante Hugo, que jogou improvisado na lateral-esquerda (Gustavo Nery está com a seleção brasileira) respondeu numa cobrança que tocou na defesa e saiu.
No segundo tempo, Betão se redimiu um pouco da falha nos dois gols na derrota por 3 a 0 para o Pumas, na última quarta, no México, que eliminou o time da Copa Sul-Americana. Aos 25min, ele cavou a expulsão do zagueiro Flávio do Coritiba, que o cabeceou duas vezes sem bola.
Mesmo com um a mais, o Corinthians não aproveitou. O meia Rosinei perdeu um gol sem goleiro. No fim, a torcida corintiana gritou "é campeão" em contraste com o choro de alguns torcedores do Coritiba, por causa da situação do time, que amarga o 19º lugar.


Texto Anterior: Corinthians monta a festa
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.