São Paulo, sábado, 14 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo vê experiência como seu único trunfo

Sem empolgar nas últimas partidas, atletas exaltam "experiência em títulos"

Equipe são-paulina, que hoje enfrenta o Vitória, tem apenas três jogadores entre seus titulares que ainda não conquistaram o Brasileiro

CAROLINA ARAÚJO
DA REPORTAGEM LOCAL

No ano em que busca seu quarto título brasileiro consecutivo, o São Paulo não tem em seu elenco o craque do campeonato. As atuações em campo também não empolgam -até os jogadores admitem que o Flamengo é o time que vem jogando melhor nesta fase final.
Por isso, atletas, técnico e dirigentes tiveram que apelar para o retrospecto recente a fim de encontrar o diferencial da equipe que hoje enfrenta o Vitória, às 19h30, no Morumbi.
E encontraram: o que o São Paulo tem que os outros times que lutam pelo título não têm é experiência em conquistas.
Contar com um elenco acostumado a decisões é visto como trunfo pela equipe do Morumbi. Se não se mostra brilhante em campo, o São Paulo vem se destacando pela estabilidade.
Dos candidatos ao título brasileiro, a equipe é a que está há mais tempo sem sofrer uma derrota. A última foi contra o Atlético-MG, em 17 de outubro. Desde então, o time conquistou três vitórias e um empate.
"O São Paulo é vacinado e tem experiência e sangue frio em momentos decisivos. Faz três anos que é assim. O time sabe suportar a pressão como nenhum outro", declarou Washington, um dos três titulares da equipe -os outros são Renato Silva e Junior César- que não são campeões brasileiros.
Hoje à noite, a equipe jogará desfalcada de três titulares, todos com o título de campeão nacional no currículo. Dagoberto e Jean estão suspensos. Richarlyson, recuperado de lesão muscular na coxa, começará o jogo no banco de reservas.
Por isso, a equipe que enfrenta o Vitória é a mais "inexperiente" dos últimos jogos do São Paulo, já que, por conta dos desfalques, o lateral Adrián González e o volante Arouca, que também não possuem títulos expressivos, serão titulares.
Apesar de maciça no São Paulo, a presença de diversos jogadores campeões não é exclusividade do Morumbi.
O Atlético-MG, quarto colocado da tabela, tem seis campeões brasileiros no elenco -Alex Bruno, Júnior, Diego Tardelli e Éder Luís (campeões pelo São Paulo), Coelho (pelo Corinthians) e Ricardinho (por Corinthians e Santos)-, além de dois campeões da Libertadores -Renan (pelo São Paulo) e Rentería (pelo Internacional).
Mas não ter um elenco recheado de jogadores consagrados também não é sinônimo de fracasso nesta reta final. Sensação das últimas semanas, o Flamengo conta apenas com Maldonado (campeão brasileiro pelo Cruzeiro, em 2003) e Adriano (vencedor da Copa América, da Copa das Confederações e quatro vezes campeão italiano) em um elenco de atletas sem grandes conquistas.
Mesmo assim, a equipe carioca bateu, nas últimas semanas, três de seus maiores concorrentes ao título: São Paulo, Palmeiras e Atlético-MG.


Texto Anterior: Inferno nordestino: Região pode ter 2/3 dos rebaixados nas três principais séries do futebol
Próximo Texto: Clube recorre após perda de mando
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.