São Paulo, segunda-feira, 15 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O RANKING

Quem entra no ranking geral?
Só os clubes que, em sua história, conquistaram pontos em competições nacionais. Esse filtro serve para evitar que times que exerçam domínio apenas dentro de seus Estados apareçam na frente de outras com boa performance em torneios mais disputados, como os que incluem times de todo o país.

Por que os estaduais de Rio e São Paulo valem mais do que os outros?
Rio e São Paulo possuem, cada um, quatro times que já conquistaram o Campeonato Brasileiro. Se o São Caetano vencer a Copa JH, o número de campeões paulistas sobe para cinco. Em alguns anos, "pequenos" equilibram a disputa com os times tradicionais. Pelo mesmo motivo, um vice nesses Estados tem, proporcionalmente, mais valor do que um vice em outro Estado.

Por que torneios disputados em apenas um jogo, como o Mundial interclubes e a Recopa, não conferem pontos para o vice-campeão?
Não seria lógico uma equipe pontuando em uma competição em que não conseguiu nem sequer um resultado positivo. Além disso, qualquer equipe que participe de um campeonato como esse já foi bonificada, já que reúne vencedores de competições prévias.

Que torneios são considerados?
O Ranking Folha de futebol leva em conta os oficiais e que tiveram sequência por alguns anos. Dessa forma, não pode ser considerado como título mundial o torneio amistoso ganho pelo Palmeiras em 1951. Da mesma forma, a conquista do Vasco em um torneio com clubes sul-americanos em 1949 não vale como a Taça Libertadores da América.

Por que o título paulista do São Paulo da Floresta não está computado para o São Paulo?
São consideradas as conquistas a partir da real fundação dos times. São Paulo da Floresta e São Paulo são dois clubes diferentes -não se trata apenas de uma mudança de nome, como aconteceu com Palmeiras e Cruzeiro. Em casos como o do Paraná, que foi formado com a fusão de dois clubes, só são considerados os títulos conquistados após a criação do novo time.

Por que o Flamengo tem quatro títulos do Brasileiro e não cinco?
A Folha, assim como a CBF, considera o Sport o campeão brasileiro de 1987. Flamengo e Internacional, primeiro e segundo colocados do Módulo Verde, evitaram o confronto com Sport e Guarani, do Amarelo, como mandava a regra.

Por que a Copa Conmebol vale mais do que a Supercopa e a Mercosul?
Apesar de ter sua origem distorcida, a pontuação da Conmebol, extinta em 1999, é superior à da Supercopa e da Copa Mercosul por não ser disputada por times convidados, como no caso das outras duas competições sul-americanas, que têm todos (ou a maior parte) de seus clubes escolhidos por sorteio.

Por que o Rio-São Paulo vale?
O primeiro torneio interestadual de clubes foi o embrião do Brasileiro e a mais importante competição do país por duas décadas. Não considerá-lo por não dar a chance para times de outros Estados seria esquecer a história dos tempos de ouro do futebol brasileiro. Com a inclusão das copas regionais, clubes de fora do eixo Rio-São Paulo também têm a chance de somar pontos nesse tipo de torneio.



Texto Anterior: Ranking 2000
Próximo Texto: Painel FC
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.