São Paulo, segunda-feira, 15 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Caça aos gatos
A CPI da CBF/Nike vai investigar a Copa São Paulo de futebol júnior. O presidente da comissão, Aldo Rebelo (PC do B-SP), tem informações de que o torneio é um ninho de "gatos", jogadores que diminuem suas idades para poder atuar.

Suspeito nš 1
O principal suspeito de entrar em campo com "gatos" é o Corinthians-AL, que eliminou seu xará paulista. Para comprovar as fraudes, Rebelo vai requerer, entre hoje e amanhã, à Federação Paulista de Futebol, organizadora do torneio, a lista de todos os jogadores que disputam a Copa, bem como seus RGs.

Longa caminhada
Rebelo pretende cruzar os documentos dos atletas entregues à organizadora da Copa São Paulo com os que constam em suas federações de origem. "É um processo demorado, mas não tenho dúvidas de que vamos ter êxito", disse o presidente da CPI da Câmara.

Encontro marcado
O zagueiro santista Preto, primeiro "gato" na competição, vai depor na CPI ainda esta semana, provavelmente em São Paulo. Outro que será chamado é o volante Marlon, que teve seus documentos adulterados com a anuência da Federação Maranhense, como revelou a Folha no ano passado.

Unhas bem feitas
Reportagem da edição de janeiro da revista ""Newsweek" sobre a crise do futebol brasileiro descreve Wanderley Luxemburgo como o homem que faz as unhas com manicure e cujo apelido é ""o profissional". Define-o como a grande decepção do esporte nacional nos últimos anos.

Placar errado
Na reportagem, Guga aparece como o grande herói do país do futebol -e Eurico Miranda tem destaque como vilão. Não faltam, porém, algumas incorreções. Entre elas, o resultado do final da Copa-98, que, segundo a publicação, o Brasil perdeu por 3 a 1 -na verdade, a derrota para a França foi por 3 a 0.

Protesto...
A torcida do Vasco já está confeccionando faixas contra a Globo. Pretende apresentá-las na quinta-feira, no Maracanã, quando o time faz nova final da Copa João Havelange contra o São Caetano. O jogo terá transmissão ao vivo pela emissora, inclusive para o Rio.

...contra a Globo
A idéia é responsabilizá-la pela não continuação da partida em São Januário, quando a queda de um alambrado feriu 210 torcedores. É a tese defendida por Eurico Miranda, na CPI da CBF/Nike, na última quarta.

Vandalismo
Em nota oficial, a emissora, que detém os direitos de TV da JH, negou ter feito pressão contra a continuação da partida, que poderia atrapalhar sua grade de programação. Mesmo assim, anteontem, em São Januário, um carro da Globo foi atacado aos pontapés por vascaínos.

Nada de festa
O Corinthians deixou passar em brancas nuvens o primeiro aniversário do título do Mundial de Clubes da Fifa. Depois da conquista, o time entrou em decadência e fez uma péssima campanha no segundo semestre, terminando a Copa JH em penúltimo lugar. Só foi melhor que o Santa Cruz.

Santo...
Mequinho, melhor enxadrista brasileiro da história, está se dedicando à Internet. Ele é um dos participantes do Internet Chess Club (www.chessclub.com), site dos EUA que reúne mestres e grandes mestres internacionais.

...na Internet
O brasileiro joga com duas contas -Mecking e Lorenzo, em homenagem a São Lourenço, mártir da Igreja Católica, morto no ano 258. Com a primeira, está indo mal. Com a segunda, está em sexto lugar. Para Mequinho, que é muito religioso, a explicação é simples: a Lorenzo teria proteção de Jesus, de Nossa Senhora e do santo.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA
De Eurico Ângelo, 23, filho de Eurico Miranda, sobre o incêndio que atingiu o estúdio do Xuxa Park, na Globo:
-Eles foram criticar meu pai (pelo que aconteceu em São Januário, na final da Copa JH) e deu no que deu. É o feitiço se voltando contra o feiticeiro.


Texto Anterior: Tire suas dúvidas sobre o Ranking
Próximo Texto: Contra-ataque: Haja paciência
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.