São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

FUTEBOL

Brasileiro Francileudo marca, e Tunísia conquista sua primeira Copa da África
A Tunísia venceu ontem Marrocos por 2 a 1, em Rades, e conquistou pela primeira vez em sua história o título da Copa da África, o principal torneio de seleções do continente africano.
O atacante brasileiro naturalizado Francileudo dos Santos, 27, marcou o primeiro gol de sua equipe e terminou a competição como um de seus artilheiros, com quatro gols - os outros foram Mboma (Camarões), Kanoute (Mali), Okocha (Nigéria) e Mokhtari (Marrocos).
O técnico francês Roger Lemerre, que conduziu a Tunísia ao título, conseguiu assim ser o primeiro treinador a vencer dois importantes torneios continentais de seleções -havia vencido a Euro-2000 com a França.
Os tunisianos haviam chegado duas vezes à decisão da Copa da África, mas perderam as finais de 1965 e 1996. Ontem, um público de quase 60 mil pessoas apoiou a seleção da Tunísia, que abriu o placar logo aos 4min, quando Francileudo marcou de cabeça após um cruzamento de Clayton, outro jogador brasileiro naturalizado tunisiano.
O time da casa perdeu chances para ampliar o marcador e, aos 38min, Mokhtari, também de cabeça, igualou o placar.
No segundo tempo, a Tunísia aumentou a pressão. Após falha do goleiro marroquino, que rebateu mal uma bola sem perigo, Jaziri tocou facilmente para o gol vazio e decretou o 2 a 1.
Nos minutos finais da partida, Marrocos, que vinha fazendo a melhor campanha da disputa, colocou a defesa tunisiana em apuros, mas não conseguiu mais vencer o goleiro Boumnijel.
Com o título, a Tunísia deverá representar a África na próxima Copa das Confederações. Apesar de Francileudo (mais um jogador brasileiro que adulterou a idade) ter sido fundamental no título, o nigeriano Okocha foi eleito o melhor jogador do torneio. (DA REPORTAGEM LOCAL)



Texto Anterior: Sócrates, 50, louva democracia, cerveja e vislumbra futebol com 9
Próximo Texto: Futebol: Sem Zidane, Real Madrid põe topo à prova
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.