São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro, que não é campeão na terra batida desde julho de 2001, derrota Sanchez e disputa decisão em Viña del Mar

Guga joga para encerrar jejum no saibro

FERNANDO ITOKAZU
DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten tem hoje, às 22h, a oportunidade de encerrar o maior jejum no saibro desde a conquista de seu primeiro título em Roland Garros, em 1997.
Ele derrotou ontem o espanhol David Sanchez, atual campeão do Torneio de Viña del Mar, por 2 a 0 (7/6 e 6/4) e se classificou para a final da competição chilena.
Guga não é campeão na terra batida, superfície na qual concentra 13 de seus 19 títulos, há 134 semanas. Sua última conquista no piso aconteceu no Torneio de Stuttgart, em julho de 2001.
Antes da fase atual, o maior período do brasileiro sem levantar um troféu no saibro havia sido entre os títulos de Roland Garros, em 1997, e o Torneio de Stuttgart, em 1998: 59 semanas.
"Foi importante chegar à final depois de tanto tempo. Agora tenho que estar preparado para ganhar a final e conquistar o título."
O adversário de Kuerten na luta para voltar a ser campeão na superfície preferida pode ser Flávio Saretta, que ontem buscaria sua primeira decisão em um torneio de primeira linha da ATP contra o chileno Fernando González.
"Para o torneio, seria importante que o González ganhasse. Mas para nós, brasileiros, é melhor que o Saretta ganhe", disse Guga.
Dois brasileiros não decidem um título deste porte desde 1992, quando Luiz Mattar derrotou Jaime Oncins, em São Paulo.
No confronto contra Sanchez, Guga obteve a quebra logo no game inicial. O espanhol, 50º colocado no ranking de entradas, alcançou a igualdade no oitavo. No tie-break, Kuerten salvou dois set points antes de marcar 8/6 com um saque-voleio.
No segundo set, os jogadores confirmaram seus saques até Guga quebrar o serviço do rival no décimo game e fazer 6/4.
"Tive um momento no primeiro set, quando tive que salvar dois set points, e depois daquilo o jogo abriu para mim", afirmou Guga, que hoje disputa sua 28ª final.


NA TV - Decisão do Torneio de Viña del Mar, ao vivo, às 22h, na Sportv



Texto Anterior: Futebol: Seleção feminina marca jogo com os EUA
Próximo Texto: Ginástica: Daiane bate Daniele na seletiva em Curitiba
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.