São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GINÁSTICA

CBG não aprova desempenho de ginastas e elege 4ª colocada para participar de etapas da Copa

Daiane bate Daniele na seletiva em Curitiba

CRISTIANO CIPRIANO POMBO
DA REPORTAGEM LOCAL

DIMITRI DO VALLE
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Daiane dos Santos voltou a surpreender ontem, na seletiva da ginástica artística disputada em Curitiba para as etapas da Copa do Mundo na Alemanha e na França.
Maior estrela da modalidade no país após ter conquistado o ouro inédito no solo no último Mundial, Daiane, 21, alcançou outro feito ontem: bateu pela primeira vez a colega Daniele Hypólito, 19, num campeonato nacional.
Na soma dos quatro aparelhos (solo, paralelas assimétricas, trave e salto), a gaúcha obteve 36,750 pontos. A paulista Camila Comin ficou em segundo (36,425).
Daniele, hexacampeã nacional do individual geral e que voltou a competir após contusão, obteve só a terceira colocação (35,300).
Após a vitória, Daiane reafirmou que irá reavaliar se seguirá na seleção caso o técnico Oleg Ostapenko, que tem contrato até setembro, não renove com a Confederação Brasileira de Ginástica. "O Oleg é tudo para nós e significa muito para as nossas carreiras."
O evento, que reuniu oito atletas e confrontou Daniele e Daiane pela primeira desde o Mundial-03, não agradou muito à direção da CBG. Usada como meio de avaliar melhor as apostas para obter pódios em Atenas-04 -as provas individuais por aparelho-, a seletiva registrou baixo índice técnico, segundo a entidade.
"Estamos há apenas um mês e meio treinando e ainda é difícil executar com perfeição as séries completas", disse Daiane.
O resultado levou a CBG a escolher Ana Paula Rodrigues, quarta colocada (34,750), para disputar as etapas de Cottbus (ALE), nos dias 6 e 7 de março, e Lyon (FRA), nos dias 13 e 14. A entidade alega que a curitibana de 16 anos registrou evolução nos aparelhos.
"Em 2003 não tinha idade, mas agora estou feliz de poder ir à Copa do Mundo", disse a atleta. Com isso, vão para a Alemanha Daiane e Ana Paula, que também estarão na França, quando terão a companhia de Daniele Hypólito.
Os critérios da CBG não ajudaram Camila Comin, dona do melhor resultado do país em Mundiais Pré-Olímpicos no individual geral (19º lugar) e que disputou a última etapa da Copa em 2003.
Apesar da expectativa de Daniele mostrar novo elemento nas paralelas e de Daiane unir pela primeira vez em uma série o duplo twist carpado e sua versão, o esticado, a CBG divulgou que as atletas precisam se preparar melhor para as avaliações -elas tiveram suas notas apontadas ontem por três árbitros da entidade.
Não houve contestação após a divulgação da lista de classificados, que trouxe ainda os nomes dos escolhidos no masculino.
Em um processo mais tranqüilo, Diego Hypólito, Mosiah Rodrigues e Michel Conceição ficaram com as vagas. Eles passaram por três avaliações, feitas pelos técnicos da seleção masculina, Vyacheslav Azymov e Leonardo Finco, nas duas últimas semanas. Apesar dos resultados, Camila, Laís Souza, Caroline Molinari e Thaís Silva poderão compor a seleção que disputará o "torneio-teste" na Grécia (15 de março).



Texto Anterior: Tênis: Guga joga para encerrar jejum no saibro
Próximo Texto: Iatismo: Raia do Pan-07 abriga Mundial da classe finn
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.