São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BASQUETE

Titulares de Leste e Oeste são os mesmos de 2003

NBA realiza Jogo das Estrelas sem as jovens sensações da temporada

Lucy Nicholson/Reuters
Nenê marca dois de seus dez pontos na vitória de seu time, os segundanistas, sobre os calouros da NBA (142 a 118), anteontem


ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Los Angeles sedia hoje o jogo da polêmica. Vendida como a maior festa da NBA, o All-Star Game deste ano tem tudo para ser lembrado como a partida para a qual não foram convocados LeBron James, do Cleveland, e Carmelo Anthony, do Denver, as duas novas estrelas da liga americana.
"LeBron e eu juntos no Jogo das Estrelas seria histórico", afirmou Carmelo, 19, antes da definição dos 12 convocados de cada time.
A ansiedade do companheiro de equipe de Nenê não era compartilhada por LeBron, a nova aposta da NBA para despertar o interesse do público após a aposentadoria do superastro Michael Jordan, que abandonou as quadras na última temporada.
"Ser selecionado para o All-Star não será algo diferente para mim", desdenhou o armador antes da eleição dos reservas, feita pelos técnicos das 29 equipes.
Barrado, Carmelo acusou o golpe e chegou a dizer que poderia nem participar do Jogo dos Novatos, realizado anteontem.
LeBron, mais político, adotou outro discurso. "Gostaria muito de estar presente na festa, mas não é o fim do mundo", afirmou o jogador do Cleveland, 19, que se converteu, nesta semana, no jogador mais jovem da história da NBA a chegar a mil pontos na liga.
Se os treinadores não foram capazes de surpreender, o público teve atitude semelhante. A votação feita entre torcedores elegeu os mesmos dez titulares de 2003.
A lista foi encabeçada pelo ala Vince Carter (Toronto), escolhido por 2.127.183 fãs. Além dele, são titulares no time do Leste Allen Iverson, Tracy McGrady, Jermaine O'Neal e Ben Wallace.
No Oeste, o mais votado foi o ala Kevin Garnett (Minnesota), que ficou bem atrás de Carter: 1.780.918. A seu lado entram em quadra Steve Francis, Kobe Bryant, Tim Duncan e Yao Ming.
Se não foram ousados, os técnicos ao menos trouxeram seis jogadores pela primeira vez para participar da comemoração.
Ron Artest, Michael Redd, Kenyon Martin e Jamaal Magloire estréiam defendendo a seleção do Leste. A do Oeste selecionou só dois debutantes: Sam Cassell e Andrei Kirilenko.
Mas nem a convocação foi capaz de enterrar mágoas passadas. "Sou um [jogador] All-Star desde que estreei [na liga americana, em 1993]. Só agora fui reconhecido", reclamou Cassell.
Mesmo não tendo sido o pivô da maior polêmica da partida de hoje, Shaquille O'Neal, incluído no time reserva do Oeste, não ficou tão atrás. Recentemente, o jogador do LA Lakers recebeu uma multa salgada -US$ 300 mil-, além da suspensão por um jogo, por suas críticas ácidas ao nível de arbitragem da NBA.
"Meu recado ao David Stern [homem-forte da liga] é que escale juízes que conheçam as regras e que não queiram aparecer mais do que os jogadores", protestou o melhor pivô da liga.


NA TV - ESPN International, ao vivo, às 22h20



Texto Anterior: Pan-americano: Rio-07 põe atletas para sambar na Sapucaí
Próximo Texto: De novo, evento tem cinco forasteiros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.