São Paulo, segunda-feira, 15 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Derrotado pela Portuguesa Santista, time de Oswaldo de Oliveira é salvo por vitória de rival sobre o Juventus

Corinthians dá vexame e só não cai graças ao São Paulo


RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians não fez a parte dele, mas o São Paulo fez.
Com uma derrota por 1 a 0 para a Portuguesa Santista no Pacaembu, o time mais popular do Estado se livrou ontem de passar o maior vexame de toda a sua história apenas porque o rival do Morumbi bateu por 2 a 1 o Juventus.
Como não venceu seu jogo, o Corinthians ficou nas mãos do São Paulo. Enquanto a torcida corintiana protestava contra seu time no Pacaembu e esperava ansiosa pelo fim do jogo do rival, os são-paulinos no estádio Anacleto Campanella gritaram ""Juventus" e pediram aos seus jogadores que entregassem a partida -o jogo do São Paulo acabou depois, e o time teve tempo para ""entregar".
Na chave mais fraca do Paulista, o Corinthians ficou em nono lugar, só à frente do Juventus, que reclama estar sendo prejudicado pela arbitragem e pefa federação.
No confronto direto com o Corinthians, o juiz Robério Pires marcou pênalti inexistente em Gil e expulsou Itabuna, o que foi determinante para a virada corintiana (3 a 2). Ontem, o Juventus chegou a empatar com o São Paulo em 2 a 2, mas Sálvio Espínola anulou gol de Valdo para o desespero dos juventinos. O juiz acabou o jogo antes de os três minutos de acréscimo serem completados.
O jogo entre São Paulo e Juventus já foi parar na TV aberta por vontade do Corinthians, que temia uma ""marmelada". O time da Mooca, que acabou rebaixado, já havia entrado com medida cautelar contra a Federação Paulista de Futebol por estar sendo lesado.
Foi a pior campanha do Corinthians desde 1913 no Paulista (29,6% de aproveitamento, contando três pontos por vitória). As limitações técnicas do time treinado por Oswaldo de Oliveira se mostraram mais uma vez evidentes ontem. A Portuguesa Santista venceu com um gol do ex-são-paulino Reinaldo e acabou em 2º lugar no Grupo 1 -foi a terceira derrota seguida do Corinthians.
São Paulo, Portuguesa Santista, Ponte Preta e União Barbarense medirão forças agora com os quatro melhores do Grupo 2: Santos, Paulista, Palmeiras e São Caetano.
O Corinthians, maior vencedor de títulos do Paulista, terminou a competição com apenas nove gols marcados, média de um por jogo.
Mesmo tendo contratado 13 reforços e iniciado com boa antecedência seu planejamento para a temporada, já havia ficado sem chances de título na rodada passada. Agora, enquanto os rivais brigarão nas próximas semanas pelo título do Paulista, o Corinthians já poderá pensar no Brasileiro, que rebaixará quatro times.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Corintianos vaiam time e festejam rival
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.