São Paulo, Segunda-feira, 15 de Março de 1999
Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Rodada confirma supremacia dos times do Grupo 3; Lusa é único ""time grande" com 100% de aproveitamento
São Paulo vence clássico no improviso

Jorge Araújo
O meia-atacante Marcelinho, do São Paulo, comemora um dos dois gols que marcou ontem na vitória são-paulina, por 3 a 0, sobre o Corinthians



da Reportagem Local

O São Paulo, que havia iniciado de forma frustrante o Campeonato Paulista (empate em 2 a 2 com Guarani em casa), derrotou o Corinthians -que vinha de uma goleada de 8 a 2 sobre o Cerro Porteño pela Libertadores-, por 3 a 0, ontem, no estádio do Morumbi.
A grande razão para a expressiva e pouco cotada vitória são-paulina foi o meia-atacante Marcelinho, escalado na última hora para substituir o meia Carlos Miguel, que foi operado de apendicite. Marcelinho marcou, com dois belos chutes de fora da área, os primeiros gols da partida.
Serginho, outro destaque do time, marcou de pênalti o terceiro gol são-paulino -o zagueiro Cris cometeu pênalti em Warley.
A rodada deste fim-de-semana do Campeonato Paulista confirmou a supremacia dos times do Grupo 3 sobre os do Grupo 4.
Dos seis jogos do fim-de-semana, foram quatro vitórias das equipes do Grupo 3 e dois empates.
Essa supremacia foi ainda mais destacada nesta rodada porque os times do Grupo 4 atuaram como mandantes -apesar de o clássico ter sido jogado no Morumbi, o mando foi do Corinthians.
E a vantagem poderia ser maior. Na Vila Belmiro, anteontem, a Matonense foi prejudicada pela arbitragem, que validou gol do santista Claudiomiro em posição de impedimento, quando faltavam apenas seis minutos para o final.
No fim-de-semana, os times do Grupo 3 marcaram dez gols, e os do Grupo 4 fizeram apenas quatro.
As duas únicas equipes com 100% de aproveitamento de pontos na segunda fase do Paulista são do Grupo 3. A Lusa e a Internacional de Limeira lideram a chave com seis pontos. A Inter, do goleiro Ronaldo, bateu ontem o Guarani por 2 a 1 em Campinas e tem a melhor campanha do Paulista.
Para ter uma idéia da diferença entre as chaves, o Corinthians lidera o Grupo 4, embora só tenha três pontos. Os corintianos estariam classificados na chave para a próxima fase hoje, assim como o Santos, que soma dois pontos apenas.
São Paulo e Palmeiras, mesmo tendo quatro pontos na tabela, não conseguiriam classificação para a semifinais no Grupo 3 hoje.
A Lusa, única ""equipe grande" que disputou a primeira fase do Paulista, é também o único ""time grande" que não perdeu pontos na segunda fase do campeonato.
O Corinthians venceu a primeira partida, mas perdeu ontem. São Paulo e Palmeiras empataram o primeiro jogo. O Santos empatou as duas partidas que fez até agora.
A Lusa, porém, ainda não jogou clássicos. Entre os realizados até agora, na primeira rodada, santistas e palmeirenses empataram em 1 a 1. Na segunda rodada, os são-paulinos bateram os corintianos.
A Lusa, que recebeu inclusive cota de ""time grande" da Federação Paulista de Futebol nesta temporada", fará sua estréia em clássicos no sábado, quando começa a terceira rodada do Paulista.
O time do Canindé vai receber em seu estádio o Santos. Será o primeiro clássico paulista de Zagallo.
O técnico da Lusa já disse ontem, após o jogo em que sua equipe bateu o Mogi Mirim fora de casa por 1 a 0, que as próximas partidas do Paulista, quando o time enfrentará os "grandes", o preocupam.
Para Zagallo, se os jogadores da Lusa se contundirem, a equipe não dispõe de reservas à altura para uma substituição. Ele não quis falar quais jogadores não têm condições de substituir os titulares.
""Se perder uma peça, posso não ter outra para reposição", afirmou.
Desde o início do campeonato, Zagallo vem solicitando à diretoria do clube a contratação de mais jogadores, tanto para a defesa como para o ataque, para formar um banco de reservas que possa competir com São Paulo, Santos, Corinthians e Palmeiras.


Próximo Texto: O Corinthians e a síndrome de montanha-russa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.