São Paulo, quarta-feira, 15 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Tenista se complica no 2º set, mas derrota alemão na estréia em Hamburgo e declara que voltou a "sentir" seu jogo

Guga vacila, vence e diz que teve melhor partida pós-cirurgia

DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten foi inconstante, se complicou diante de um adversário fraco, mas venceu em sua estréia no Masters Series de Hamburgo (Alemanha). O brasileiro derrotou ontem o tenista local Nicolas Kiefer, 58º do ranking de entradas, por 2 sets a 0 (6/4 e 7/5).
Durante a partida, Guga, 25, mostrou que ainda precisa de muito ritmo de jogo para encarar seu principal desafio neste ano: a defesa do título de Roland Garros (França), a partir do dia 27.
Mesmo assim, classificou sua performance de ontem como a melhor até agora em sua volta às quadras -foi seu nono jogo, incluindo duplas e simples, desde que foi submetido a uma cirurgia, em 26 de fevereiro.
"Variei muito bem minha esquerda, acelerei meus golpes dos dois lados e cresci em termos de energia", disse o tenista. "Tomei conta do jogo do terceiro game para frente e hoje [ontem" realmente senti os meus golpes da maneira que eu gosto. Também enxerguei as coisas bem mais claras na quadra. Foi a primeira vez que senti o meu jogo novamente."
Hoje, no saibro de Hamburgo, o brasileiro terá pela frente o romeno Andrei Pavel, número 26 do ranking de entradas, que ontem passou pelo australiano Wayne Arthurs por duplo 6/4. A partida acontecerá por volta das 8h (horário de Brasília), com TV.
No confronto na quadra central do estádio de Rothenbaum, ontem, Kuerten iniciou o primeiro set desconcentrado. Com dois aces e se aproveitando de erros do adversário, Kiefer confirmou seu serviço no primeiro game e, em seguida, quebrou o de Guga.
A partir do terceiro game, passado o susto inicial, o brasileiro dominou o jogo e, com uma quebra de serviço no sétimo game, virou o placar -4 a 3.
Depois disso, Kuerten, que ainda alternava excelentes jogadas com algumas "bobeadas", só precisou confirmar seus serviços para fechar em 6/4.
No segundo set, Kuerten quebrou o serviço de Kiefer três vezes -sofreu uma queda no segundo game- e abriu 5/1.
Depois de um péssimo sétimo game, quando não marcou pontos, Guga teve seu saque quebrado outras duas vezes. Demonstrando irritação a cada erro cometido, permitiu o empate do rival alemão em 5/5.
O confronto ficou mais equilibrado e, após quebrar o serviço de Kiefer, quando Guga sacava pelo jogo, a partida teve de ser interrompida por causa da chuva.
Depois de cinco minutos de paralisação para o acionamento do teto retrátil da quadra, o jogo foi reiniciado e Kuerten fechou em 7/5. "Foi um final bem difícil. Dei uma bobeada no 5/1 que poderia ter me custado bem caro. Relaxei, e isso não pode acontecer de novo. Mas, fora isso, joguei legal até esse ponto do jogo e estava sentindo bem a bola", avaliou Guga.
Com a vitória de ontem, o brasileiro somou 35 pontos no ranking de entradas. Sétimo colocado na lista desta semana, Kuerten tinha apenas cinco pontos para defender em Hamburgo, já que foi eliminado na estréia em 2001.


Texto Anterior: Tênis - Régis Andaku: Segunda divisão
Próximo Texto: Adversário de hoje é antigo "freguês"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.