São Paulo, segunda-feira, 15 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juventus leva título que Milan diz merecer

DA REPORTAGEM LOCAL

Com uma vitória por 2 a 0 ontem sobre o Reggina, a Juventus encerrou o Campeonato Italiano com 81 pontos e conquistou o bicampeonato local.
Porém o 29º título do time de Turim pode ser retirado caso se confirme o envolvimento de seus dirigentes no escândalo de manipulação de resultados na Itália.
Ontem mesmo, o dono do vice-campeão Milan e ex-primeiro ministro da Itália, Silvio Berlusconi, já cobrava a taça desta temporada e a do ano passado. "Exigimos que nos devolvam as duas conquistas da liga que são nossas por direito. Estamos fartos de sofrer injustiças", declarou ele.
A reclamação contra o título da equipe de Turim uniu até os arqui-rivais de Milão, Inter e Milan.
"Tentam colocar a gente (Milan) no meio dessa sujeira toda. Mas os dirigentes nos garantiram que o clube está totalmente limpo, por isso de repente posso realmente ter feito o gol do título", afirmou o atacante Amoroso, autor do gol de pênalti que desempatou a partida contra a Roma, vencida por 2 a 1, e que deixou sua equipe a três pontos da Juventus.
Já Roberto Mancini, técnico da Inter, que terminou a competição em terceiro lugar, afirmou que o escândalo é o mais grave de que ele teve notícia na história do futebol e emendou: "É difícil, na verdade impossível, fazer quaisquer avaliações quando se disputa um campeonato armado".
A Juventus é acusada de ter interferido na escalação de juízes nas duas últimas temporadas, inclusive subornando membros da comissão de arbitragem.
Por causa da polêmica, na semana passada, todo o conselho administrativo da equipe pediu demissão.
Ontem, Luciano Moggi, diretor-geral do clube do volante brasileiro Emerson, fez o mesmo após a conquista do título. "A partir da tarde de hoje [ontem], o mundo do futebol não faz mais parte do meu mundo", disse ele.


Texto Anterior: Fifa encerra hoje chamados
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.