São Paulo, quinta-feira, 15 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

O pior do melhor

Rebaixado com uma vitória em 38 jogos, o Derby County é a clara evidência de que o futebol inglês não é tudo isso

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

FINAL INGLESA da Copa dos Campeões, decisão da Copa da Uefa na Inglaterra com time britânico em campo, Manchester United e Cristiano Ronaldo quebrando a banca como melhores do mundo (ainda que virtuais), belos estádios renovados e Copa de 2018 à vista... Já encheu o saco o papinho de que o melhor futebol do mundo está hoje na terra da rainha.
Vamos falar dos podres, daquilo que de pior se viu na elite européia nesta temporada: o inglês Derby County. Quem pode igualar, afinal, uma campanha de só 11 pontos em 38 jogos, de uma vitória solitária, de 89 gols contra, saldo negativo de 69?
Levante (26 pontos em 37 jogos), Livorno (30 em 37), Hansa Rostock (27 em 33), Metz (20 em 37), Excelsior (27 em 34) e Leiria (16 em 30) teriam que piorar muito para chegar aos pés (?) do ultralanterninha da Premier League. Lembra do triste América-RN no Brasileiro passado?
Pois bem, na patética campanha de 2007, fez 17 pontos em 38 jogos. Obteve honrosas quatro vitórias, marcou mais gols (24 contra 20) e levou menos (80 contra 89) que o histórico Derby County 2007/2008. O atual saco de pancadas levou nove goleadas, quatro por seis gols.
Que vergonha para o grande Newcastle, único a cair diante desse "Íbis do primeiro mundo" (0 a 1, gol de Miller, no longínquo dia 17 de setembro). A equipe terminou 25 pontos abaixo da nota de corte para o descenso (os 36 pontos do Reading, rebaixado, e do Fulham, salvo em cima da hora). Seria bacana dizer aqui que a média de público do Derby County foi de 32.432 pessoas, que seu estádio esteve 97% cheio apesar de tanta calamidade em campo na temporada, porém aqui o momento é de ridicularizar essa baba. Só o Loughborough Town 1899/1900, na segunda divisão, havia conseguido só uma vitória em uma liga inglesa (esse perdeu um jogo por 12 a 0, mas eram outros tempos). São 32 jogos seguidos de liga sem vitória, um recorde. Mesmo com três pontos por vitória, 11 pontos são o pior para um time desde o Doncaster-1905. E há quem ainda veja só coisas bacanas no atual futebol inglês.

PIOR DO MELHOR
G14 é coisa do passado, mas um dos "ex-sócios" do clube dos grandes europeus, o Paris Saint-Germain, pomposo time da capital francesa, dá um vexame na temporada, na qual luta contra o descenso em uma liga que, na boa, é bem pior do que a do Derby County. O PSG sempre foi superestimado.

MELHOR DO PIOR
O Derby County só jogou a Premier League porque superou em Wembley o tradicional West Brom por 1 a 0 na partida final do playoff de acesso na Inglaterra. Pois bem, o West Brom é campeão da Segundona e está de volta. O Stoke City, vice, também vai para a elite.


rbueno@folhasp.com.br

Texto Anterior: Judô: Schlittler é mantido no time olímpico
Próximo Texto: Santos joga para manter Leão feliz na Libertadores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.