São Paulo, sexta-feira, 15 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil põe dois em finais da NBA

Grandalhões Nenê e Varejão defenderão seus times em mata-matas que levam à disputa do título

É a 1ª vez na história que 2 brasileiros, que melhoraram de produção em 2008/09, jogam decisões da liga como titulares de suas equipes


Mark Leffingwell/Reuters
O pivô brasileiro Nenê, finalista da Conferência Oeste da NBA, vibra com cesta de seu companheiro Kenyon Martin na vitória sobre o Dallas, anteontem, em Denver


ADALBERTO LEISTER FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Denver de Nenê se garantiu, na noite de anteontem, como o primeiro time classificado para as finais da Conferência Oeste. A equipe do Colorado derrotou o Dallas por 124 a 110 e fechou sua série em 4 a 1.
Titular, Nenê, que foi cestinha do Denver em dois dos duelos com o Dallas, fez 17 pontos na última partida do mata-mata. E apanhou sete rebotes.
Na Conferência Leste, outro brasileiro, Anderson Varejão, já havia se garantido na decisão. O Cleveland, sua equipe, já fechou seu mata-mata semifinal, contra o Atlanta, em 4 a 0.
Com o resultado do último jogo, o Denver melhorou seu retrospecto nestes playoffs, agora com oito vitórias e duas derrotas. O time não perde em seu ginásio há 16 jogos, o que pode ser chave na fase decisiva.
Não bastasse isso, é a primeira vez que o time atinge essa fase em 24 anos. Em sua última final no Oeste, em 1985, a equipe sucumbiu diante do mítico LA Lakers de Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar (4 a 1).
O time da Califórnia, aliás, pode ser novamente a pedra no caminho. A equipe lidera série contra o Houston por 3 a 2 -o sexto duelo seria ontem à noite.
Já o Cleveland, de Varejão, atinge essa fase mais credenciado. Dono da melhor campanha da temporada regular (66 vitórias e 16 derrotas), venceu seus oito jogos nos playoffs.
A equipe liderada por LeBron James, eleito o MVP (melhor jogador) da temporada, espera o vencedor da série entre Boston e Orlando, que fariam o sexto jogo na noite de ontem.
Para se efetivarem como titulares, tanto Nenê como Varejão, ambos com 26 anos e 2,11 m, melhoraram de produção. Neste ano, o ala-pivô do Cleveland marcou, em média, 8,6 pontos e 7,2 rebotes por jogo -são seus melhores índices em cinco anos na liga dos EUA.
Mais antigo brasileiro na NBA, Nenê ostenta médias de 14,6 pontos e 7,8 rebotes por partida nesta temporada -também são seus mais altos números em sete torneios.
Os brasileiros já estiveram anteriormente em ação nas finais de conferência da NBA. O armador Leandrinho disputou a decisão do Oeste pelo Phoenix em 2005 e 2006. Perdeu.
Em 2007, Varejão (Cleveland) e Baby (Utah) jogaram a decisão de suas conferências. Porém ambos eram reservas -Baby nem costumava jogar. O Cleveland avançou à final da NBA naquele ano, mas perdeu o título para o San Antonio.


Texto Anterior: Xico Sá: Oração de São Marcos
Próximo Texto: Moncho fala em semifinal de Mundial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.