São Paulo, sexta-feira, 15 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moncho fala em semifinal de Mundial

DA REPORTAGEM LOCAL

O técnico Moncho Monsalve, que chegou ao país na noite de anteontem, acredita que poderá levar a seleção masculina até as semifinais do Mundial da Turquia, em 2010. Basta contar com todos os titulares da equipe em quadra.
"Se tiver todos os jogadores da NBA, mais os atletas que estão na Europa, o Brasil é capaz de enfrentar os melhores. Pode ganhar de Rússia, Espanha, Grécia", enumera.
"Podemos ficar entre os quatro, seis primeiros do Mundial", prevê ele.
Se confirmado o prognóstico, será um salto qualitativo. No Mundial-06, o Brasil ficou em 17º lugar. A equipe não vai à Olimpíada desde Atlanta-96.
Para cumprir a previsão, o espanhol visitou os astros da seleção nos últimos meses. Na NBA, conversou com Nenê, Varejão e Leandrinho. Segundo o treinador, todos se puseram à disposição.
Em 2008, a situação era outra. O Brasil jogou o Pré-Olímpico Mundial, por motivos diversos, sem cinco atletas importantes: Nenê, Anderson, Leandrinho, Valtinho e Guilherme. Os quatro primeiros alegaram lesão. O último, problemas pessoais.
Para este ano, Moncho pretende convocar um time sub-23 para o Super Four, na Argentina, e os Jogos da Lusofonia, em Lisboa, ambos em julho. "Desse grupo, manterei três ou quatro para a equipe A, que disputa a Copa América", diz, referindo-se ao evento que dá quatro vagas no Mundial-10.
Ontem, a Fiba América (entidade que gere o basquete no continente) retirou do México a sede da Copa América. O país, que passa por epidemia de gripe suína, não pagou pelos direitos do evento. Uruguai, Argentina, Porto Rico e Canadá já se candidataram para o lugar.0 (ALF)


Texto Anterior: Brasil põe dois em finais da NBA
Próximo Texto: Ação: Sob nova direção?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.