São Paulo, domingo, 15 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Donos da bola

Santos e Corinthians decidem hoje na Vila Belmiro o Paulista para desempatar duelo particular por hegemonia dentro e fora de campo neste século

LUCAS REIS
ENVIADO ESPECIAL A SANTOS
MARTÍN FERNANDEZ
DE SÃO PAULO

Só se fala deles. Hoje, às 16h, na Vila Belmiro, Santos e Corinthians decidem o Campeonato Paulista. E desempatam uma disputa particular pela hegemonia no campo e na mídia. Cada um acumula três títulos estaduais neste século -São Paulo e Palmeiras têm uma única taça cada um.
O Corinthians joga para mostrar que está totalmente recuperado da eliminação precoce da Libertadores.
O time caiu ante o Tolima, no mata-mata anterior à fase de grupos, vexame que precipitou a aposentadoria de Ronaldo e as saídas de Jucilei e Roberto Carlos, vendidos.
O Santos, mesmo cansado pela rotina de viagens e jogos da Libertadores, na qual restou como único brasileiro, não abriu mão do Estadual.
Busca o bicampeonato liderado por Neymar e Elano, que compensam a ausência do meia Ganso, lesionado. "Não posso falar do adversário, mas nós merecemos", disse o técnico Tite. "Corinthians campeão paulista, e Santos, da Libertadores."
Os dois finalistas também se descolaram dos rivais paulistas em quesitos como marketing, astros que brilham em campo e se envolvem em polêmicas fora dele.
O Corinthians é o clube brasileiro que mais arrecada com marketing: R$ 49 milhões em 2010. O Santos (R$ 29,9 milhões) fica atrás de Palmeiras e Flamengo, mas registrou um crescimento dessa receita de quase 70% em relação ao ano anterior.
Nas bilheterias, o Santos derrotou no ano passado até o Flamengo: tudo isso fruto da explosão desta nova geração de meninos da Vila.
Ainda distante do campo, santistas e corintianos duelam inclusive em relação a seus ídolos e polêmicas. Nos últimos dois anos e meio, Ronaldo e Neymar praticamente monopolizaram as atenções da mídia no Estado.
O corintiano se aposentou, e sua luta contra a balança deixou de ser notícia. Chegou Adriano, que, apesar do longo histórico de confusões, prometeu "não criar problemas". Machucou-se num dos primeiros treinos e só volta a jogar no segundo semestre.
Neymar, por outro lado, voa em campo, virou garoto-propaganda de incontáveis peças e alvo de revistas de fofoca. Na semana passada, assumiu que vai ser pai -a mãe seria uma garota de 17 anos, que teve a imagem e a identidade preservadas.
Ganso, seu parceiro, também atraiu holofotes mesmo sem embalar uma boa sequência de partidas. Sua novela envolvendo a renovação do contrato com o clube ganhou destaque internacional, e seu nome é ventilado como reforço em diversos clubes -de Inter de Milão e Milan ao Corinthians.
Uma final com tantos nomes e polêmicas pode até terminar na decisão por pênaltis. Para que isso aconteça, qualquer empate basta -no jogo de ida, no Pacaembu, o placar não saiu do zero.
O Corinthians busca seu 27º título estadual, o Santos tenta o 19º. No jogo da primeira fase, no Pacaembu, o Corinthians venceu por 3 a 1.

NA TV

Santos x Corinthians
16h Globo, Band e Sportv


Texto Anterior: Clube abriu mão de arena em decisões
Próximo Texto: Corinthians mantém só um da base
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.