São Paulo, domingo, 15 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Corinthians mantém só um da base

PAULISTA
Com saída de Dentinho, Júlio César é única cria do clube

DO ENVIADO A SANTOS
DE SÃO PAULO


O Santos não precisou gastar um centavo para achar um substituto para Paulo Henrique Ganso: içou Alan Patrick, igualmente formado em suas categorias de base, de onde também vieram o goleiro Rafael e Neymar.
Com a mais do que provável venda de Dentinho para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, o Corinthians terá apenas um titular forjado no clube, o goleiro Júlio César.
O contraste é tão evidente que, na sexta-feira, o Corinthians contratou Narciso, ex- -técnico da base do Santos.
Nenhum dos campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2009 está no time de cima do Corinthians.
Fernando Alba, diretor responsável pelas categorias de base do clube, diz ser "coincidência", mas tenta justificar a escassez de pratas da casa na equipe principal.
"O clube vive um momento financeiro confortável, pode fazer investimentos maiores", diz. "Se você pode trazer jogadores de primeiro nível, a exigência sobre alguém da base fica maior ainda."
Alba cita o meia Alex, 29, por quem o Corinthians vai pagar R$ 14 milhões. "É difícil subir alguém assim, desse nível", comenta. "Tem que surgir uma safra muito boa, e trabalhamos para isso."
No Corinthians, os poucos que conseguem subir são pouco ou nada aproveitados.
Foi assim com os meias Boquita e Marcelinho, com o lateral esquerdo Dodô -hoje estão todos emprestados.
"Eu gostaria de ver mais jogadores da base no time de cima", diz Júlio César, 26, que demorou bastante para se firmar como titular.
É um cenário que Edu Gaspar, gerente de futebol profissional há dois meses, pretende mudar. "Como jogador, já notava uma distância muito grande entre o time de cima e a base", conta Edu, que jogou até 2010. "Até geograficamente é distante, e estamos tentando aproximar."
A construção do estádio do clube em Itaquera deixou as categorias de base desalojadas. Agora, parte treina no Parque São Jorge, e outra está envolvida em parceria com o Flamengo de Guarulhos.
Alba, que assumiu a direção das categorias inferiores em novembro passado, diz que até o fim do ano que vem a integração será completa.
No final de 2012, devem ficar prontos os campos e alojamentos dos garotos, que estão sendo construídos no CT dos profissionais, no Parque Ecológico do Tietê.
Segundo Alba, o Corinthians é dono da maior parte dos direitos econômicos de todos os jogadores da base corintiana. "Fazemos algumas parcerias, mas o clube sempre tem mais de 50%."
No Santos, clube que hoje mais revela jogadores, negociações envolvendo atletas da base pararam na Justiça.
(LUCAS REIS E MARTÍN FERNANDEZ)


Texto Anterior: Donos da bola
Próximo Texto: Bola parada de Elano coloca time em alerta
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.