São Paulo, domingo, 15 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Treino em casa faz mal à seleção

Sob o comando de Dunga, equipe jamais venceu uma partida após temporada na Granja Comary

Depois de treinamento na concentração da CBF, em Teresópolis, time principal empatou com Colômbia e Peru e perdeu para o México


DO ENVIADO A ASSUNÇÃO
DO ENVIADO A TERESÓPOLIS

Dunga, como os outros treinadores da seleção brasileira, não cansa de pedir tempo para treinar o time nacional.
Mas, quando teve uma semana quase inteira para praticar na casa da seleção antes do jogo, como acontece hoje contra o Paraguai, em Assunção, os resultados foram um desastre.
Esta é a quinta vez que o Brasil joga sob o comando do atual treinador depois de uma temporada na Granja Comary. E nas quatro anteriores o time nunca teve o gosto de vencer.
Foram três confrontos com o time principal. Sempre com atuações pífias, o time de Dunga empatou com Colômbia e Peru, pelas eliminatórias do Mundial, e perdeu para o México, pela Copa América.
O treinador também levou, no final do ano passado, o time olímpico para Teresópolis. E, quando entrou em campo, uma equipe totalmente desarrumada perdeu por 3 a 0 para um combinado com os melhores do Campeonato Brasileiro.
Dunga, que assumiu a equipe nacional com a promessa de intensificar os treinamentos após o fiasco da preparação para a Copa do Mundo de 2006, cancelou atividade marcado para a manhã da última quinta-feira.
A justificativa foi a de que os jogadores estão no final da temporada européia e que era preciso cautela para não forçá-los demais e provocar contusões.
Mas, em outubro do ano passado, antes de enfrentar a Colômbia, quando o calendário 2007/2008 da Europa ainda não havia chegado à sua metade, o treinador também cancelou treino que estava na programação original da seleção.
Enquanto o Paraguai treinou pela manhã e depois fez uma prática leve no estádio Defensores del Chaco no início da noite, o Brasil realizou somente uma prática no local.
Os melhores momentos da seleção com o atual treinador foram após uma seqüência de muitos jogos e poucos treinos, como na final da Copa América, e em amistosos na Europa, quando o time faz, quase sempre, só um treino antes de jogar.
Apesar do retrospecto desfavorável da Granja Comary, Dunga e seus jogadores defendem o centro de treinamento da CBF, em Teresópolis.
"Pois é. Antes, criticavam que havia milhares de pessoas olhando o treino [na preparação da seleção na Suíça para a Copa de 2006]. Depois, você muda a filosofia e recebe crítica [treinar em Teresópolis]. Então, o que está certo? Os 15 mil de antes ou de agora?", diz Dunga, defendendo a privacidade da Granja Comary.
"Sempre gosto de ficar aqui. Prefiro Teresópolis a ficar em hotéis. Os funcionários sempre nos ajudam e temos mais tempo para nos preparar com calma. Além disso, depois de jogar muito tempo na Europa, adoro ficar escutando as pessoas falando português novamente", afirma o lateral-esquerdo Gilberto, novamente titular hoje, mesmo depois da apagada atuação no vexame diante da Venezuela, que venceu por 2 a 0. (PAULO COBOS E SÉRGIO RANGEL)


Texto Anterior: Juca Kfouri: Crescer para reaparecer
Próximo Texto: Suave: Em BH, prática deve ser bem reduzida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.