São Paulo, terça-feira, 15 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após intervenção da Fifa, Copa testemunha hoje sua 76ª estreia

Eslováquia esquece a Tchecoslováquia e pega a Nova Zelândia

DO ENVIADO À CIDADE DO CABO

A Copa do Mundo estreia hoje oficialmente o seu 76º participante na história. A Eslováquia entrará de vez na lista dos países da competição quando enfrentar a Nova Zelândia em Rustenburgo, às 8h30 (horário de Brasília).
Até poucas semanas antes da Copa, a Fifa considerava a Eslováquia como sucessora, estatisticamente falando, da Tchecoslováquia, assim como a República Tcheca.
Mas a entidade que rege o futebol decidiu usar o critério adotado para Rússia e Sérvia, que carregam sozinhas os legados de União Soviética e Iugoslávia, respectivamente.
Assim, uma Copa que não teria estreantes até o ano passado, o que seria algo inédito, verá, sim, um debute.
"Não podemos esconder que jogadores eslovacos foram muito importantes para a Tchecoslováquia, mas eles querem ser considerados um novo país, o que é correto", explicou um consultor estatístico da Fifa à Folha.
"A República Tcheca tem a capital da Tchecoslováquia. Passamos as estatísticas da Tchecoslováquia para a República Tcheca." (RBU)


Texto Anterior: Eto'o decepciona, e Ásia vence a África
Próximo Texto: Técnico e meia são de dinatia eslovaca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.