São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palmeiras mantém SP na competição que priorizou

DA REPORTAGEM LOCAL

Agora o futebol paulista é Palmeiras na Copa dos Campeões.
A equipe do técnico Wanderley Luxemburgo venceu o Atlético-MG ontem por 2 a 1, garantiu a primeira colocação do Grupo D, com sete pontos, e vai enfrentar o Fluminense na próxima fase.
O Estado com mais representantes na competição, quatro, ficou, assim, com um único sobrevivente na segunda fase. Justamente o clube paulista que por mais tempo priorizou o torneio.
Isso devido à eliminação precoce na Copa do Brasil, diante do inexpressivo ASA, e às derrotas nas semifinais do Rio-São Paulo e do Supercampeonato Paulista.
Os desclassificados São Paulo e Corinthians se enfrentaram na semifinal da Copa do Brasil e do torneio regional. O clube do Morumbi alcançou ainda a final do Supercampeonato Paulista.
Além disso, ambos atuaram parte da Copa dos Campeões sem os pentacampeões Ricardinho, Vampeta, Rogério Ceni, Kaká e Belletti. O técnico corintiano, Carlos Alberto Parreira, preferiu assistir ao Mundial in loco e se integrou ao elenco apenas ontem.
Já o São Caetano dividiu as atenções da competição com a Taça Libertadores da América, torneio em que está na semifinal.
O técnico Wanderley Luxemburgo teve a vantagem também de poder contar com Arce, seu principal jogador, nos três jogos da primeira fase, graças à eliminação da seleção paraguaia nas oitavas-de-final do Mundial na Ásia.
E não poderia ter sido mais tranquila a passagem do Palmeiras à próxima fase.
O clube paulista entrou em campo ontem ciente de que poderia perder por até três gols de diferença para garantir uma das duas vagas do Grupo D.
Bahia e Vasco abriram a rodada dupla, às 16h. Com a vitória por 1 a 0, os baianos somaram seis pontos e garantiam naquele momento pelo menos a segunda posição. O Palmeiras, com quatro, poderia então tropeçar diante do Atlético-MG, com só um ponto.
Mas a missão se tornou ainda mais fácil quando o lateral Arce, atuando improvisado no meio-campo, marcou, aos 29min da primeira etapa, o segundo gol palmeirense e o seu primeiro no torneio. O atacante Nenê abrira o placar três minutos antes aproveitando cruzamento de Muñoz.
O Palmeiras entrou no segundo tempo podendo sofrer até cinco gols. A situação, naturalmente, esfriou o confronto, marcado pela troca de passes no meio-campo.
O Atlético-MG conseguiu diminuir a diferença aos 13min, com o meio-campista Hélcio, que acabou sendo expulso no final da partida -o zagueiro Nem também recebeu cartão vermelho.
Para a próxima fase, quando pegará o Fluminense, o Palmeiras talvez possa contar com o retorno de Marcos, que segue em recuperação. Passando à terceira etapa, o Palmeiras enfrentará o vencedor de Flamengo x Vitória.


Texto Anterior: Futebol: O doce veneno da insanidade
Próximo Texto: Painel FC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.