São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUTOMOBILISMO

Piloto abandona, e Carpentier chega em 1º em Cleveland

Da Matta perde outra chance de feito na Indy

DA REPORTAGEM LOCAL

Líder isolado da Indy, com 120 pontos, Cristiano da Matta, da Newman-Haas, perdeu novamente a chance de estabelecer uma marca histórica na categoria.
Com problemas mecânicos, o brasileiro abandonou ontem o GP de Cleveland na 22ª volta. Se tivesse cruzado a linha de chegada em primeiro lugar, seria o piloto com maior número de vitórias seguidas na categoria - cinco.
Da Matta já havia perdido a chance superar a marca de quatro triunfos seguidos de Al Unser Jr. (1990) e Alessandro Zanardi (1998), no início deste ano.
O vencedor da prova de ontem, nona etapa do campeonato, foi o canadense Patrick Carpentier. O piloto da Forsythe conquistou a segunda vitória de sua carreira e subiu do nono para o quarto lugar na classificação, com 62 pontos.
O americano Michael Andretti (terceiro carro da Green) foi o segundo colocado, seguido pelo canadense Paul Tracy (Green).
Da Matta, que largou na pole, manteve a liderança da prova até a 21ª volta, quando abandonou por problemas mecânicos.
"O motor começou a cortar e fazer um barulho estranho assim que eu tentei diminuir o ritmo. Isso acontece, mas o carro está bom e, com certeza, vamos andar bem nas próximas etapas", disse.
E não foi só Da Matta quem decepcionou em Cleveland. Dos outros três brasileiros que largaram, Tony Kanaan, da Mo Nunn, foi o único piloto do país a terminar a prova, em oitavo lugar.
"O carro não estava bom, e eu não consigo guiar no limite por 115 voltas. Ninguém consegue. Preciso conversar com a equipe. Fizemos 26 mudanças depois do warm up e, mesmo assim, o carro não rendeu", lamentou Kanaan.
Apesar de ter abandonado a corrida, Da Matta não teve sua liderança ameaçada. O brasileiro tem 120 pontos. O segundo colocado, o brasileiro Bruno Junqueira, soma 70. Seu compatriota Christian Fittipaldi está em sétimo lugar, com 58 pontos.
"Pelo menos o resultado da corrida não prejudicou minha classificação no campeonato. Dos males o menor", afirmou Da Matta.
A próxima etapa da Indy será no dia 28, em Vancouver (CAN).
Ontem, a Cart (entidade que dirige a Indy) divulgou o calendário provisório para 2003. A prova de Motegi (Japão), que migrou para a IRL, foi descartada. Em seu lugar entrou uma corrida na obscura São Petersburgo, na Flórida (EUA), que irá abrir a temporada, no dia 23 de fevereiro.


Texto Anterior: Futsal: Minas vence e garante vaga na final da Liga
Próximo Texto: Vôlei: Seleção mantém invencibilidade e assegura vice-liderança do GP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.