São Paulo, domingo, 15 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ausência de 1ª medalha e Lula frustra políticos

RODRIGO MATTOS
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

Autoridades políticas e esportivas reuniram-se ontem na prova de maratona aquática em Copacabana para assistir à primeira medalha no Pan, mas a expectativa foi frustrada porque a prova de mountain bike acabou antes.
Havia anteriormente um lobby de cartolas e políticos pela presença do presidente Lula. Mas ele já tinha descartado essa possibilidade no meio da semana. "Não é a minha festa", dissera, na quarta-feira. Isso foi antes das vaias na abertura.
Mesmo assim, o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes, ainda contava com a presença de Lula até um dia antes da prova. "Fui procurá-lo no hotel, mas ele já tinha saído", lamentou o dirigente. Sua intenção era que o presidente desse a medalha da prata a Poliana Okimoto, o que seria uma promoção dos Correios, seu patrocinador.
Sem Lula, participaram da entrega de medalhas os presidentes do Comitê Olímpico Internacional, Jaques Rogge, o do COB, Carlos Arthur Nuzman, e o ministro do Esporte, Orlando Silva.
O ministro voltou a levantar suspeitas de que tenha sido armada a vaia para o presidente Lula na abertura do Pan. Mas não disse em que se baseava. "Soou como orquestração. Vamos averiguar isso", afirmou o ministro.
O presidente foi vaiado por seis vezes na cerimônia de abertura, no Maracanã. Mas o ministro disse que tentará que Lula volte ao Rio em algum momento do Pan -isso não está previsto.
Ainda havia outro político ligado a Lula: o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT). Ele ficou no lugar onde passavam os atletas para cumprimentar o baiano Allan do Carmo, bronze no masculino.
Outro abraço foi de Coaracy em Poliana, logo depois que ela saiu da água. Isso gerou protestos de fotógrafos.


Colaborou PEDRO DIAS LEITE, enviado especial ao Rio


Texto Anterior: [+]Má fama: Jornal Inglês fala em corrupção
Próximo Texto: Mineiro que quase ficou de fora leva a prata
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.