São Paulo, sexta, 15 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SPARRING
Traga apenas maçãs

EDUARDO OHATA
Desde a década de 60 o boxe peso pesado argentino não tem motivos para comemorar. O último lutador platino da categoria digno de nota foi Oscar Bonavena, que enfrentou e perdeu, mas em boas apresentações, para os ex-campeões Muhammad Ali e Joe Frazier.
Poucos se recordam que, em 1950, uma pesquisa realizada pela Associated Press (agência internacional de notícias) entre os jornalistas esportivos apontou o combate entre o lendário campeão mundial Jack Dempsey e o grandalhão argentino Luis Firpo, o "touro selvagem dos pampas", na década de 20, como o "mais dramático evento esportivo da primeira metade do século".
Ainda hoje, aquele combate inclui-se entre as três melhores de todos os tempos. E por que não? Em menos de quatro minutos, eles dividiram 12 quedas.
Embora Firpo tenha "visitado" a lona por sete vezes no assalto inicial, ele, mesmo com a mão machucada, conseguiu atirar o adversário norte-americano para fora do ringue com um potente soco.
Dempsey teve de ser ajudado por membros da imprensa para retornar ao tablado -uma irregularidade que deveria ter sido punida com a desclassificação- e ser salvo pelo gongo.
Firpo foi nocauteado no segundo assalto, mas levou perigo ao campeão até o último golpe.
Hoje a Argentina produz caricaturas de pugilistas (entre os pesos pesados), como aqueles gorduchos que são regularmente "importados" para enfrentar o brasileiro "Maguila".
No próximo dia 30, o norte-americano Tony Tubbs, 39, ex-campeão mundial, visitará a Argentina para enfrentar Mario Melo. Para o argentino será como brigar com bêbado: mesmo vencendo, não terá feito mais do que a obrigação.
O fantasma de Firpo não tem com o que se preocupar. Da Argentina traga-me apenas maçãs, carne e outros produtos. Pesos pesados? Não, obrigado.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.