São Paulo, domingo, 15 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Equipes de cidades com forte ligação com o treinador fazem bom papel nas três divisões do Campeonato Nacional

Recantos de Scolari brilham no Brasileiro

PAULO COBOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Com o time do lugar onde se formou profissionalmente. Com o clube da cidade onde passa férias. Com a equipe do município em que mora atualmente.
Pelos resultados iniciais das três divisões do Brasileiro-02, Luiz Felipe Scolari pode comprovar a fama de "pé-quente" e comemorar no final do ano três títulos de agremiações de cidades marcantes na sua vida pessoal -Caxias do Sul, Florianópolis e Canoas.
Na Série A, o técnico pentacampeão mundial vê o Juventude de Ricardo Gomes surpreender e liderar a competição com ótima campanha -sete vitórias em nove jogos realizados.
Foi em Caxias do Sul, terra dessa equipe, que Scolari passou a maior parte da carreira como jogador. Também foi lá que ele trabalhou por seis anos como professor de educação física em um dos mais tradicionais colégios da cidade, em que tem até hoje boa parte de suas amizades.
Na segunda divisão, o treinador pode ser "campeão" com o Avaí, que liderava a competição antes das partidas que seriam realizados pela rodada de ontem.
O time tem sua sede em Florianópolis, onde Scolari passa a maior parte das vezes suas férias. O treinador já procurou até casa para comprar na capital catarinense. Sua praia preferida é a de Jurerê Internacional, porém sua mulher prefere a praia Mole.
Mas é com o clube mais próximo de onde fica hoje a maior parte do tempo que o técnico pentacampeão mundial pode ter a maior surpresa.
Fundado no ano passado, o time de futebol da Ulbra (Universidade Luterana Brasileira) coloca Canoas, a cidade que Scolari escolheu para morar desde que assumiu a seleção brasileira, na metade de 2001, no mapa da bola do país. Com 100% de aproveitamento (o time venceu os três jogos que fez), a Ulbra lidera seu grupo na terceira divisão, que tem times bem mais tradicionais, como o Brasil de Pelotas.
O time de Canoas tem a marca das equipes dirigidas por Scolari -não sofreu um gol sequer até o momento na competição.
Na Ulbra, estuda Leonardo, o filho mais velho de Scolari. No final do ano passado, quando foi fazer a matrícula do rapaz no curso de direito, o treinador precisou dar vários autógrafos e se disse orgulhoso de ser um canoense.
Já Passo Fundo, a cidade onde nasceu o último técnico da seleção brasileira, não tem um representante em nenhuma das três divisões do Campeonato Brasileiro.


Texto Anterior: Futebol: Bochum busca manter boa fase no Alemão
Próximo Texto: Futebol: Palmeiras perde com esquema "camicase"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.