São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FUTEBOL

RODRIGO BUENO

@RodrigoBuenoESP
rodrigo.bueno@grupofolha.com.br

Troca a 38ª do Brasileiro pela 1ª da Champions?

ESTA AINDA é uma coluna de futebol internacional.
Mas, se fosse de futebol nacional (um dia eu chego lá), também faria a questão.
Olhe abaixo os jogos marcados para a última rodada do Brasileiro, uma penca de clássicos regionais. Confira ao lado as partidas que abriram a fase de grupos da nobre Copa dos Campeões.
Sem comparar estrutura, dinheiro, sistema de disputa, estádios, transmissão e outros detalhes dos dois torneios, tenho que admitir que os dez confrontos do Nacional geram mais expectativa que os 16 da liga europeia.
É jogar uma lupa apenas em uma rodada, mas é a realidade. Michel Platini, desde que assumiu a Uefa, tratou de democratizar mais a Champions League, resgatando na medida do possível a velha Copa dos Campeões, que abria portas para os melhores dos países mais obscuros do futebol europeu e fechava a janela até para vices das ligas fortes.
Desde o final dos anos 80, com sonho e força de Silvio Berlusconi, cresceu o projeto da Superliga europeia, uma "Copa União" de luxo.
A Champions se elitizou e virou fenômeno global absurdo, uma referência como já foi a NBA e que rivaliza até com a Copa do Mundo.
Sem desmerecer muito a atual fase de grupos, há sim uma certa gordura, um tanto de desperdício e mesmo de chatice até o mata-mata.
Boa parte dos grupos da Copa dos Campeões são previsíveis ou desequilibrados (coisa semelhante vemos na Libertadores, também com fase de grupos de 32 times e democratizada).
Por mais que o futebol internacional tenha abocanhado enorme espaço no país, ainda parece papo de louco, excêntrico e especialista aqui uma discussão sobre Basel 2 x 1 Otelul Galati ou Plzen 1 x 1 Bate Borisov.
Com fantasys e jogadores brasileiros em tudo que é periferia da bola (cadê a nata?), talvez isso mude. Ou talvez recriem a Superliga.

BRASILEIRO (38ª)
Corinthians x Palmeiras
São Paulo x Santos
Internacional x Grêmio
Cruzeiro x Atlético-MG
Atlético-GO x América-MG
Atlético-PR x Coritiba
Bahia x Ceará
Avaí x Figueirense
Botafogo x Fluminense
Vasco x Flamengo

CHAMPIONS (1ª)
Chelsea x Bayer
Genk x Valencia
Olympiakos x Olympique
Dortmund x Arsenal
Porto x Shakhtar
Apoel x Zenit
Barcelona x Milan
Plzen x Bate; Lille x CSKA
Manchester City x Napoli
Villarreal x Bayern
Inter x Trabzonspor
Basel x Otelul; Ajax x Lyon
Benfica x Manchester Utd
Dínamo Zagreb x Real


Texto Anterior: Santos: Léo projeta vitória no clássico para que o time continue vivo
Próximo Texto: Brasileiro bate o pé pelo país vizinho
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.