São Paulo, Segunda-feira, 15 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE
Pugilista torna-se o melhor britânico do século
Lewis vence e faz história nos EUA

EDUARDO OHATA
enviado especial a Las Vegas

O inglês Lennox Lewis fez história na madrugada de ontem, em Las Vegas (EUA). Ao vencer Evander Holyfield por pontos, tornou-se o primeiro britânico a ser coroado campeão "indiscutível" dos pesados neste século.
A revanche entre Lewis e o norte-americano foi disputada no ginásio Thomas & Mack Center. O resultado da primeira luta -um empate que teria beneficiado Holyfield-, gerou acusações de corrupção e investigações.
Atualmente um campeão é considerado "indiscutível" ao unificar os títulos das principais entidades do esporte, caso do Conselho Mundial de Boxe, cujo cinturão estava com Lewis, da Associação Mundial de Boxe e da Federação Internacional de Boxe, que tinham Holyfield como campeão.
Há nove anos não havia um campeão unificado dos pesados.
O último britânico a ter sido campeão "indiscutível" da categoria foi Bob Fitzsimmons, no século passado, quando o título ainda não havia sido fragmentado entre várias organizações.
O combate foi marcado pela constante perseguição de Holyfield a Lewis, que, utilizando os jabs, controlava o adversário. Era Holyfield, entretanto, que dominava as trocas mais francas, o que tornou a luta bastante parelha.
Nos dois primeiros assaltos, a exemplo do que ocorreu na primeira apresentação, Holyfield teve dificuldades para encontrar seu melhor raio de ação.
No terceiro, o norte-americano acertou o melhor golpe da luta até então, um direto, que levou a cabeça de Lewis para trás. No round seguinte, o inglês fez uso novamente de seus jabs e dos agarrões para conter o ímpeto do rival.
No quinto assalto, Lewis também acertou uma forte direita e, durante o clinche que se seguiu, quase derrubou o norte-americano para fora do ringue.
Holyfield colocou, dois rounds depois, um potente gancho de esquerda que fez Lewis recuar. O inglês respondeu com um direto.
Lewis acertou seu melhor golpe no nono assalto, um uppercut (golpe de baixo para cima) de direita, embora o rival tenha reagido no final. Dois assaltos depois ambos trocaram diretos.
Holyfield dominou o último assalto com uma combinação de duas esquerdas e uma direita acusadas pelo inglês. Depois, colocou um sólido gancho durante um clinche. Lewis reclamou de algumas cabeçadas neste assalto.
Jornalistas e oficiais presentes tinham pontuações divididas, o que provocou surpresa quando foi revelado que dois jurados deram a vitória ao inglês por larga margem: 117 a 111 e 116 a 112.
Um terceiro jurado viu só dois pontos de diferença, também em favor de Lewis: 115 a 113.
Ao ser questionado pela Folha se acreditava ter sido beneficiado pelos juízes, que estariam tentando compensar o resultado do primeiro combate, Lewis foi enfático e conciso. Limitou-se a dizer um "não", recusando-se a fazer qualquer comentário.


Texto Anterior: Time culpa desordem por má atuação
Próximo Texto: Rixa com FIB já ameaça a unificação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.