São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Defesa de título desastrosa teve início nos 70

DA REPORTAGEM LOCAL

Bem antes de o Atlético-PR naufragar, o Campeonato Brasileiro havia sido nefasto com seus campeões.
Já na década de 70, a primeira da história do certame, outros vexames foram registrados.
O mais grave envolveu justamente o time mais glorioso daquele período. Depois do bicampeonato de 75/76, o Internacional fracassou de forma retumbante na edição de 1977.
Naquele ano, o time gaúcho terminou o Nacional, que teve 62 participantes, em uma modesta 25ª classificação.
Mas foi na década de 80 que um time defendeu seu título da pior forma. Depois de surpreender e ficar com o título de 1985, o Coritiba, com apenas uma vitória em dez partidas, terminou o campeonato de 1986 na 44ª colocação.
Na década passada, alguns dos campeões não só fracassaram na tentativa de chegar à segunda fase como acabaram a competição nos últimos lugares. Depois de conquistar seu único título nacional, em 1995, o Botafogo, por exemplo, caiu de produção e não passou do 17º lugar no ano seguinte.
Muito pior fez o Corinthians. Após ficar com o troféu de campeão brasileiro por dois ano seguidos (1998 e 1999), o time paulista mergulhou na mediocridade em 2000. Com 16 derrotas em 24 partidas, terminou o Brasileiro na 28ª colocação, a pior posição de toda a sua história no certame.


Texto Anterior: Futebol: Atlético-PR repete tombo de campeões no Brasileiro
Próximo Texto: Lateral, Mancini faz gols e história
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.