São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE

Torre de Babel

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

"Não, não mostre papel para eles que já vão querer assinar." A frase, em tom de brincadeira, foi dita por Mauro Katzenelson, manager dos invictos Edson do Nascimento, o Xuxa, e Antonio Mesquita, momentos antes destes assinarem contrato com a Don King Productions.
Katzenelson aludia ao fato de que durante suas carreiras ambos assinaram com vários empresários e promotores, fato que, de novo, retorna para assombrá-los.
Por conta disso, estão há quase um ano sem subir no ringue e perderam posições no ranking.
O promotor de lutas Frank Warren anunciou nesta semana que Mesquita iria enfrentar o perigoso britânico Ricky "The Hitman" Hatton, no próximo dia 14, na Inglaterra, em preliminar de uma defesa de cinturão da OMB do supermédio Joe Calzaghe.
Para ilustrar o prestígio de Hatton, este foi motivo de matéria em publicações especializadas. Popó só ganhou tal distinção após realizar várias defesas de cinturão.
Hatton, aliás, já atuou em preliminar de Popó, quando este lutou em Detroit. Na ocasião, em um combate não transmitido pela TV, Hatton venceu Gilbert Quiros e impressionou a assistência.
O combate do próximo dia 14, em Newcastle, seria válido pelo título dos meio-médios-ligeiros da WBU (União Mundial de Boxe), um título sem expressão. O atrativo mesmo seria as posições no ranking que o ganhador conquistaria nos rankings mundiais.
É uma luta interessante?
Claro. Mas não é para ser disputada sem preparação adequada, com um aviso de última hora (ou, neste caso, sem aviso).
Ao ser questionado por esta coluna sobre mais informações a respeito da luta de Mesquita com Hatton, Bobby Goodman, diretor de boxe da Don King Productions, disse que não sabia nada a respeito. "Há um problema legal envolvendo a Sports Network, de Frank Warren. Parece que quando assinaram conosco [Mesquita e Xuxa] já haviam assinado com Warren", reconhece Goodman.
A seguir, acrescentou que não sabia ainda se a Don King Productions iria tentar impedir que tal luta ocorresse pois essa decisão era "de outro departamento".
Abordado por esta coluna, Richard Maynard, da Sports Network, também afirmou não ter informações sobre o tema, pois "o advogado não está aqui hoje".
As chances de tal luta ocorrer são nulas, pois Mesquita, que nega ter assinado com Warren, nem sabia dela e, segundo Xuxa, está com uns 70 kg. O limite dos meio-médios-ligeiros é de 63,503 kg.
Katzenelson embarca nos próximos dias para os EUA para discutir a situação com os integrantes da Don King Productions.
Texto no website de Frank Warren demonstra total desinformação, afirmando que Mesquita é campeão latino da Organização Mundial de Boxe (título do qual foi destituído) e que sua categoria natural é a dos leves (limite de 61,235 kg). Mesquita sempre lutou entre os meio-médio-ligeiros.
Mais, o mesmo texto afirma que tinha eliminatória pelo cinturão dos leves da OMB prevista com outro inglês, Bobbie Vanzie, mas que desistiu por lesão (tal luta, na verdade, havia sido oferecida pela Don King Productions a Xuxa).
Warren misturou as bolas e confundiu Mesquita com Xuxa.
É o tipo de confusão que ocorre quando há muita gente envolvida no mesmo papo. E a carreira dos dois lembra uma torre de babel.

Profissional 1
Está 99,9% certo que Gabe Ruelas será o próximo desafiante de Popó. Tal combate, aliás, corre o risco de ser adiado para março.

Profissional 2
O armênio José Archak, que provocou mal-estar entre Popó e o treinador Oscar Soarez, venceu sua segunda luta profissional.

Amador
O campeão sul-americano dos pesados de boxe amador, Edson Claas, 24, disputa o K-1 (mais prestigioso campeonato de luta em pé), em fevereiro. "A Brazilian Top Team me ofereceu boa bolsa."

Apenas coreografado
O ex-lutador de telecatch Brian Adams (Crush, Kronik), alegando contusão, não estreará mais na preliminar de Erik Morales e Paulie Ayala amanhã, nos EUA, pelo título vago dos penas do CMB.

E-mail eohata@folhasp.com.br



Texto Anterior: O que é, o que é?: Evento usa prêmio para atrair atletas e destruir recordes
Próximo Texto: Futebol: Murtosa e Scolari criticam palmeirenses
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.