São Paulo, quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No marketing, Copa-14 e Corinthians se abraçam

Sócio da MPM, que tem a conta do Mundial, Nizan Guanaes cuidará do clube

Publicitário, que segundo os corintianos fará trabalho "voluntário", terá missão de reerguer departamento que iniciou ruptura com a MSI


EDUARDO ARRUDA
PAULO GALDIERI
MÁRVIO DOS ANJOS

DA REPORTAGEM LOCAL

O homem que ganhou a conta da mais importante campanha publicitária do esporte brasileiro nos próximos sete anos assumirá o marketing do segundo clube mais popular do país. Nizan Guanaes, 49, aceitou convite para cuidar do Corinthians, que jamais teve imagem tão arranhada e luta para fugir do rebaixamento.
O publicitário, antes, já havia abocanhado a conta que toca o projeto da Copa-2014, através da agência MPM, empresa que faz parte da holding YPY, da qual Nizan é um dos sócios.
Na semana em que o Brasil ganhou o direito de sediar o Mundial, o vice-presidente da MPM, Rui Rodrigues, foi apresentado pelo principal veículo do setor publicitário, "Meio & Mensagem", como o "dono da bola". Em seu site oficial, a MPM anuncia em letras garrafais que "A Copa do Mundo é nossa" e capitaliza: "A Fifa aprovou, com unanimidade, o caderno desenvolvido pela agência (...)".
Sem jamais ter tido participação importante no futebol, o grupo publicitário de Nizan, em menos de um ano, terá agora também o clube mais popular de São Paulo, principal mercado consumidor do Brasil.
No Corinthians, o dono da agência África entra para tentar mudar o funcionamento de um dos departamentos mais sensíveis do clube, estopim das primeiras desavenças entre Alberto Dualib e a MSI, representada por Kia Joorabchian.
Carla Dualib, neta do ex-presidente, tinha a exclusividade para negociar contratos, que pertenciam à MSI.
A empresa dela, a SMA, chegou a faturar mais, em 2006, do que o próprio Corinthians.
O balanço corintiano naquele ano mostra que o clube faturou R$ 761 mil com as ações de marketing. A empresa de Carla recebeu do time R$ 763 mil.
Com Nizan, o clube prevê que, em até um mês, o projeto esteja em prática, dando os primeiros resultados.
"Ele talvez seja a pessoa mais criativa do mercado. A escolha dele é totalmente profissional", afirmou o atual vice-presidente de marketing do Corinthians, Luiz Paulo Rosenberg.
Foi ele quem fez o convite a Nizan. A idéia é que a África lidere a reestruturação do departamento. Segundo Rosenberg, a assessoria será feita de forma "gratuita e voluntária".
A África informou que, apesar de Nizan ser são-paulino, ele aceitou ajudar o Corinthians por considerá-lo do "Brasil". Além disso, a mulher do publicitário, Donata Meirelles, é corintiana fanática e disse que ele não tinha como recusar a proposta. "Ela talvez seja mais fanática do que eu. Vai aos jogos, acompanha o time", declarou Rosenberg.
"Queremos repetir esse tipo de coisa [gestão profissional] em outras áreas. Na parte financeira, por exemplo", complementou o vice de marketing.
Além do projeto da Copa-14, Nizan tem participação, por meio do grupo YPY, na Reunion, agência de marketing esportivo que trabalha para a Stock Car desde 2006.


Texto Anterior: FIA julga hoje recurso sobre combustíveis
Próximo Texto: STJD: Finazzi será julgado por ofensa a juiz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.