São Paulo, domingo, 15 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

data Fifa

Argélia e Egito levam desempate ao Sudão

Incidentes de violência forçam Fifa a marcar terceiro jogo em campo neutro

Gol no último minuto dá sobrevida aos egípcios na rodada em que Nigéria e Camarões também se classificaram ao Mundial


DA REPORTAGEM LOCAL

Egito e Argélia vão disputar um jogo-desempate na quarta-feira, no Sudão, para definir quem fica com a última vaga africana para a Copa de 2010.
Ontem, no Cairo, a vitória do time da casa por 2 a 0 deixou as seleções empatadas em tudo no Grupo C das Eliminatórias: 13 pontos, quatro vitórias, um empate, uma derrota, nove gols a favor, quatro contra.
Na quinta-feira, o ônibus da seleção argelina foi atacado com pedras pelos egípcios. Dentro do campo, mais sofrimento para a Argélia.
O Egito abriu o placar na primeira vez em que atacou e só conseguiu a vitória pela diferença que precisava no último lance do jogo, nos acréscimos.
Aos 2min de jogo, Amr Zaki abriu o placar para os egípcios. O gol deu a impressão de que a tarefa seria fácil para os anfitriões, mas o time travou, em boa parte pela ansiedade de fazer logo o segundo gol.
A Argélia se dedicou a segurar o resultado, porque se classificaria perdendo por 1 a 0 -batia o rival no saldo de gols.
A estratégia deu certo até o último lance do jogo. O Egito tanto pressionou que conseguiu o segundo gol.
Aos 50min do segundo tempo, o meia Amr Zaki recolheu o rebote de um chute que havia batido na trave e mandou para as redes: 2 a 0 Egito.
Em 1989, os dois países disputaram, na Argélia, uma vaga na Copa da Itália. Uma batalha campal deixou jogadores egípcios feridos. O troco veio 20 anos depois, em forma de pedradas ao ônibus dos argelinos.
Por causa dos recentes episódios de violência envolvendo as torcidas dos duas seleções, o Egito sugeriu e a Fifa aceitou que o jogo-desempate fosse disputado em campo neutro. Um sorteio determinou o Sudão como palco da partida.
Camarões e Nigéria se garantiram ontem no primeiro Mundial a ser disputado no continente africano. Os nigerianos sofreram, mas conseguiram vencer Quênia por 3 a 2.
O resultado deixou a Nigéria com 12 pontos, um a mais do que a Tunísia, que perdeu para Moçambique por 1 a 0.
Durante mais de meia hora, a seleção da Nigéria esteve eliminada da Copa, por causa dos outros resultados do Grupo B. Um gol de Obafemi Martins, a sete minutos do fim da partida, deu a vaga aos nigerianos.
Pelo Grupo A das eliminatórias, Camarões só precisava de uma vitória sobre Marrocos para garantir o primeiro lugar e a vaga. O gol anotado por Webo, aos 18 minutos do primeiro tempo, deixou tudo mais fácil para os "leões indomáveis".
Samuel Eto'o, atacante da Internazionale, fechou o placar aos 7min do segundo tempo. Com a vitória por 2 a 0, Camarões volta a disputar uma Copa do Mundo, depois da ausência na Alemanha-06.
As outras vagas do continente haviam sido conquistadas por Gana e Costa do Marfim, além da África do Sul, anfitriã.

Rússia 2
Eslovênia 1

Até os 37min do segundo tempo, a Rússia vencia a Eslovênia por 2 a 0, em Moscou -dois gols de Bilyaletdinov. Mas permitiu que o rival descontasse, com Pcnik. Na partida de volta, na quarta-feira, a Eslovênia se classifica com um vitória por 1 a 0. Para a Rússia basta um empate.

Irlanda 0
França 1

A França fez valer o favoritismo, venceu a Irlanda por 1 a 0, em Dublin, e ficou bem perto da vaga na Copa. O gol da vitória francesa foi marcado por Anelka, aos 28 minutos do segundo tempo. Para garantir a vaga, seleção francesa só precisa empatar no jogo de volta, no Stade de France, na quarta-feira.

Portugal 1
Bósnia 0

Sem Cristiano Ronaldo (lesionado) Portugal sofreu para vencer a Bósnia ontem, por 1 a 0, em Lisboa -gol de Bruno Alves. O brasileiro naturalizado português Liedson perdeu duas boas chances de ampliar. Ainda sem o astro do Real Madrid, os portugueses vão jogar por um empate na próxima quarta.

Grécia 0
Ucrânia 0

A Grécia não conseguiu aproveitar a vantagem de jogar em casa e só empatou com a Ucrânia (0 a 0) ontem, no Estádio Olímpico de Atenas. As melhores chances da partida foram criadas por Schevchenko, 33, veterano atacante da seleção ucraniana. A partida de volta acontecerá na quarta-feira, em Donetsk.


Texto Anterior: África do Sul: Parreira reestreia com empate sem gols
Próximo Texto: Nova Zelândia derrota Bahrein e retorna à Copa após 28 anos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.