UOL


São Paulo, quinta-feira, 16 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Experiência com tênis foi embrião para o projeto

DO PAINEL FC

Uma experiência que difundiu a prática de tênis numa pequena cidade paulista muito antes de Gustavo Kuerten ser ídolo nacional foi o embrião das Caravanas do Esporte.
A sugestão para que o projeto fosse incluído no documento que o "grupo de notáveis" entregou a Lula partiu do jornalista José Trajano, um dos integrantes da comissão.
Nos anos 80, Trajano, hoje diretor de jornalismo do canal esportivo ESPN Brasil, era editor de uma revista de tênis que resolveu fazer uma reportagem de cunho social que interagisse com o tema abordado.
Uma equipe da revista foi enviada para Monte Azul Paulista (399 km a noroeste de São Paulo, hoje com pouco menos de 20 mil habitantes), onde foram espalhados cartazes enigmáticos, com a inscrição: "Gran Circo Tênis Vem Aí".
No dia seguinte, circulou pelas ruas da cidade um caminhão transportando uma banda de música e as tenistas Patrícia Medrado e Cláudia Monteiro -então campeã e vice brasileiras, respectivamente.
Uma quadra de tênis foi pintada na praça central do município, e as tenistas fizeram uma partida de exibição e, depois, ministraram uma clínica para crianças e jovens carentes.
Ao final da atividade, os alunos foram convocados a comparecer naquela noite ao circo que estava montado na cidade.
Ali, as tenistas distribuíram raquetes e bolas entre os que haviam estado nas oficinas.
Um mês depois, uma equipe da revista voltou a Monte Azul Paulista e teve uma surpresa. "As raquetes que sobreviveram eram guardadas pelas crianças como objetos superimportantes. Quem não tinha raquete fez a sua com tampas de leite Ninho e pedaços de pau. A cidade ganhou dezenas de praticantes de tênis", relata Trajano.
Também partiu do jornalista a sugestão para incluir no documento dos "notáveis" o Social Clube, baseado no programa homônimo, da ESPN Brasil, com 203 projetos de inclusão social por intermédio do esporte já em execução no país.
As Caravanas do Esporte e o Social Clube são a base do eixo programático da proposta entregue a Lula. A outra parte é mais política: defende a MP79, sancionada pelo governo FHC, mas também o Estatuto do Desporto, projeto de lei preferido pelos petistas. É favorável ao Código de Defesa do Torcedor e rejeita a utilização do dinheiro dos bingos no esporte.
O documento propõe fiscalização rigorosa do uso do dinheiro público no esporte, como a verba da Lei Piva e o patrocínio de estatais. (FV)


Texto Anterior: O Fome Zero da bola
Próximo Texto: Petistas podem se opor a caravanas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.