UOL


São Paulo, quinta-feira, 16 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OLIMPÍADA

Sem ouvir paulistas, entidade oficializa consulta ao COI para tentar lançar candidatura conjunta aos Jogos

COB quer unir Rio e São Paulo por 2012

EDUARDO OHATA
JOÃO CARLOS ASSUMPÇÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Comitê Olímpico Brasileiro oficializou consulta ao Comitê Olímpico Internacional para, pela primeira vez na história, uma Olimpíada poder ser realizada em duas sedes, a exemplo do que ocorreu na Copa de 2002.
A intenção de Carlos Arthur Nuzman é lançar a candidatura conjunta das cidades do Rio e São Paulo, postulantes brasileiras a abrigar os Jogos de 2012.
Os paulistas, no entanto, dizem que não foram informados pela entidade da iniciativa.
Em Sydney, durante os Jogos de 2000, o COI chegou a dizer que cogitava a hipótese de realizá-los, um dia, em duas ou mais cidades.
Mas agora ainda não deu resposta ao pedido do presidente do COB. Extra-oficialmente, teria refutado a idéia. ""Havia feito uma consulta informal, por telefone, e eles disseram que não. Ontem [anteontem] resolvi formalizar o pedido, porque se trata de uma candidatura [Rio e SP] séria. Agora vamos esperar", disse Nuzman, que comanda o COB desde 1995.
Segundo ele, a idéia da candidatura conjunta foi de Ruy César, secretário municipal de Esporte e Lazer do Rio. "A proposta partiu do Rio, nem foi de São Paulo. Em setembro do ano passado, o Ruy César deu a sugestão, com apoio do César Maia [prefeito do Rio, do PFL]", lembrou Nuzman.
À época, Ruy César comparou a Olimpíada à Copa Coréia/Japão e afirmou que uma candidatura conjunta Rio-São Paulo representaria benefícios financeiros para os dois municípios. "Temos de pensar na economia de escala. Só a taxa para apresentar a candidatura é de US$ 600 mil não-restituíveis", afirmara o secretário.
A proposta, no entanto, foi formalizada somente agora, depois da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.
A Prefeitura de São Paulo, que também é comandada pelo PT, foi informada da iniciativa na tarde de ontem pela reportagem da Folha. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Esporte, tal hipótese nem vinha sendo levada em consideração, pois a documentação do COI que foi encaminhada à prefeitura nem sequer previa a hipótese.
"De fato, ainda não fomos informados de nada. Desde as primeiras discussões, o próprio Nuzman, que é membro do COI sempre disse que não deveríamos trabalhar com essa hipótese [a candidatura conjunta]. Acho bom o COB fazer essa consulta, mas essa situação tem de ser definida rápido", disse a secretária municipal do Esporte, Nádia Campeão.
Em uma iniciativa semelhante à proposta do COB, São Paulo havia se oferecido, em agosto do ano retrasado, para receber algumas provas do Pan de 2007, que será no Rio. Os cariocas, no entanto, até hoje não deram resposta.


Texto Anterior: Futebol - Soninha: O chato, o justo e o imprevisível
Próximo Texto: Roupa nova: Modelos de Herchcovitch valorizam corpo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.