São Paulo, terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por título, times reduzem férias

Ferrari e McLaren lançam novos modelos e trabalham a toque de caixa para evitar tri da Renault

Felipe Massa guiou o F2007 ontem pela primeira vez e ficou satisfeito: "Acho que estamos um passo à frente do carro do ano passado"

Fernando Bustamante/Associated Press
Gary Paffet, Fernando Alonso, Lewis Hamilton e Pedro de la Rosa perfilam durante a apresentação do carro da McLaren para 2007

TATIANA CUNHA
ENVIADA ESPECIAL A MARANELLO

Derrotadas pela Renault nas duas últimas temporadas da F-1, Ferrari e McLaren trabalham a toque de caixa no inverno europeu para descontar o prejuízo e começar o Mundial pelo menos em posição de igualdade com a rival francesa.
"Este ano não é de transição. Nossa meta é ganhar o campeonato, não importa com quem", sentenciou Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari.
Ontem, enquanto a escuderia italiana colocava pela primeira vez seu F2007 na pista de Fiorano, apenas um dia depois de mostrá-lo à imprensa, o time inglês apresentava o MP4-22 em Valência. Amanhã, o bicampeão Fernando Alonso fará um "shakedown" do carro.
Já a Renault exibirá seu novo modelo só no dia 24, mas o time não está de férias. Pelo contrário. Na semana passada, já fez treinos secretos em Silverstone, na Inglaterra, com Nelsinho Piquet, piloto de testes.
O outro brasileiro foi à pista ontem, mas com a Ferrari. Felipe Massa teve a oportunidade de estrear o F2007 no circuito particular da escuderia. Kimi Raikkonen, seu companheiro de time, fará seus primeiros testes com o carro de 2006.
Em treino fechado para fotógrafos e cinegrafistas, deu 39 voltas e foi observado por Raikkonen, Michael Schumacher, novo consultor do time, além de Jean Todt, diretor administrativo, e Montezemolo.
"Estou muito satisfeito. O carro foi mais rápido do que eu esperava. Fizemos um bom tempo, apesar das condições da pista [fazia muito frio e havia muita neblina]. Acho que estamos um passo à frente do carro do ano passado", afirmou Massa, cuja melhor volta foi em 58s360 -em 2006, Schumacher cravou 59s569 na estréia do 248 F1, no mesmo circuito.
O brasileiro falou ainda que a nova Ferrari é mais estável do que sua antecessora. "O motor funciona muito melhor com esta nova aerodinâmica. E a troca de marchas está mais rápida", completou o piloto, que se disse emocionado por ter estreado o F2007. "Mas emoção é bom guardar para ter no fim do ano."
Para isso, porém, Massa terá que bater um empolgado Alonso, que chega à McLaren já com pretensões de conquistar o terceiro Mundial seguido.
"Estou mais ambicioso. Sou um homem completamente novo", disse o espanhol, que exibiu novo visual, com cabelo mais curto. "Depois de vencer dois Mundiais, você não pode querer mais somente marcar pontos e estar no pódio, você precisa ser o melhor", declarou.
Alonso, que pilotará um McLaren pela segunda vez amanhã, disse estar ansioso para voltar ao cockpit. "Esta espera é estressante. Aguardo esse momento há muito tempo."


Texto Anterior: Soninha: Da capacidade de se assombrar
Próximo Texto: Basquete: Ourinhos acaba em 1º a 1ª fase do nacional
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.