UOL


São Paulo, domingo, 16 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atleta acaba com jejum de gols que vinha desde a eliminação no Brasileiro-2002 e dedica tento e vitória a treinador

Luis Fabiano desencanta e "mata" o Santos

EDUARDO ARRUDA
ENVIADO ESPECIAL A SANTOS

Sem marcar desde a eliminação são-paulina do Brasileiro-2002 diante do Santos, Luis Fabiano voltou a fazer gol. E foi o gol da vitória sobre os mesmos santistas, no 2 a 1 de ontem na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista-2003.
Ao final, o atacante dedicou seu gol para o técnico Oswaldo de Oliveira, que estava com seu cargo ameaçado caso o São Paulo perdesse e fosse eliminado. ""Ele é um cara que não briga com ninguém. Ele merece", disse Luis Fabiano.
Com o jogo empatado em 1 a 1 (gols de Gustavo Nery e Ricardo Oliveira no primeiro tempo), o atacante aproveitou o desarranjo santista no final do jogo, depois da expulsão de Paulo Almeida.
Como não poderia deixar de ser em um clássico decisivo, o jogo começou nervoso, com muitas jogadas individuais, faltas e bolas perdidas. Logo a 1min, Kaká fez uma jogada de área. No minuto seguinte, foi a vez de Robinho ensaiar seus dribles pela esquerda.
As faltas ficaram mais por conta do São Paulo. Aos 6min e 9min, o Santos executou tiros livres defendidos pelo goleiro Rogério.
Na disputa de seu último jogo da primeira fase, o time da Vila tomou a iniciativa em campo, enquanto os visitantes tentavam com dificuldade contra-ataques.
Tanto é assim que o atacante Reinaldo recuou para cercar os rivais. Desarmou Robinho, Leo, mas, na hora de conter Diego, cometeu falta violenta e levou um cartão amarelo, ao coro de ""timinho" vindo da arquibancada.
O meia santista era o mais caçado, e outra falta nele valeu o amarelo também para Maldonado.
Com Reinaldo voltando para marcar, o lateral-esquerdo Gustavo Nery decidiu se improvisar como atacante. Aos 29min, pela direita, fora de seu lugar tático, ele abriu o placar da partida.
Ricardinho tocou para o lateral, que, dentro da área, driblou o zagueiro André Luis e chutou cruzado. Na comemoração, levou o dedo à boca pedindo silêncio para a torcida santista presente.
Nesse momento, o São Paulo tentou cadenciar as jogadas, enquanto o Santos adiantou a marcação para pressionar perto da área rival. Mas os santistas se mostravam afobados, como nos dois chutes de Leo, de fora da área, direto para fora do campo.
Por seu lado, o São Paulo teve chance de ampliar aos 40min: Fábio Simplício lançou para Leonardo, que se livrou da zaga, mas chutou em cima do goleiro.
Quem marcou, porém, foi o Santos, no minuto seguinte. Robinho correu, salvou uma bola que quase saía pela lateral, entrou na área e chutou. Rogério interceptou, mas a bola bateu em seu joelho, e o rebote parou nos pés de Ricardo Oliveira. Ele iludiu a zaga rival, que trombou, e empurrou a bola para o gol, o sétimo do artilheiro do Paulista-2003.
""As chances estão surgindo, mas temos de caprichar mais no último toque, aquele que vai para o gol", definiu Ricardo Oliveira no intervalo da partida.
Mas o que se viu no início da segunda etapa foi muita correria, sem efetividade nas finalizações. O ex-palmeirense Itamar, que entrara no lugar de um cansado Reinaldo, falhou em conclusões são-paulinas, enquanto Diego e Robinho se encarregaram de desperdiçar pelo lado santista.
Enquanto Kaká estava apagado em campo, parado pela marcação do capitão Paulo Almeida (recebeu amarelo e depois vermelho por faltas no craque são-paulino), Robinho se destacou. Aos 25min, Leo tabelou com o atacante santista, que chutou para difícil defesa de Rogério no canto direito.
Aos 28min, Ricardo Oliveira sofreu pênalti, mas o árbitro Paulo César de Oliveira preferiu não marcar a infração.
Logo depois, Leão lançou o time ao ataque, trocando o lateral Michel pelo atacante William.
A expulsão do capitão santista, porém, desarticulou o time, e o São Paulo se aproveitou. Aos 37min, recuperou a vantagem no placar. Depois de lutar com Alex na área, Luis Fabiano passou por Júlio Sérgio e bateu para o gol.



Texto Anterior: Desforra de um, agonia de outro
Próximo Texto: Vitória dá sobrevida para técnico são-paulino
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.