São Paulo, segunda-feira, 16 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Brasileiro, que não é campeão na terra batida desde julho de 2001, cai diante de González na decisão de Viña del Mar

Chileno prolonga jejum de Guga no saibro

DA REPORTAGEM LOCAL

Gustavo Kuerten não resistiu a pressão de jogar contra um tenista local, perdeu a final do Torneio de Viña del Mar e viu aumentar seu período sem títulos no saibro.
Maior vencedor de Roland Garros, o principal torneio de saibro, entre os tenistas em atividades, Guga não é campeão no piso mais lento do tênis desde julho de 2001, quando venceu em Stuttgart.
Além de conquistar o Grand Slam francês em três oportunidades, o brasileiro acumula outros dez títulos na terra batida.
Mas agora já são 134 semanas sem levantar um título no saibro. Antes da fase atual, o maior período sem troféus de Kuerten no piso havia sido de 59 semanas -entre o título de Roland Garros, em 1997, e o de Stuttgart, em 1998.
O responsável pela manutenção do jejum de Guga foi Fernando González, que marcou 2 a 0 (7/5 e 6/4) e conseguiu a primeira vitória em três jogos contra Kuerten.
Como já havia acontecido em outras partidas no torneio, o brasileiro começou bem e conseguiu a quebra logo no primeiro game.
A diferença dessa vez foi que o rival, que contou com apoio da torcida, conseguiu reagir antes que Guga fechasse o set inicial.
Kuerten sustentou a vantagem até o décimo game, quando teve a oportunidade para fazer 6/4. O chileno, porém, conseguiu devolver a quebra e venceu os dois games seguintes para fazer 1 a 0.
O segundo set foi marcado por várias quebras de lado a lado.
González, 36º do ranking da ATP, manteve o ritmo do final da primeira parcial no início da segunda e logo derrubou o serviço de Guga para abrir 2 a 0.
O brasileiro devolveu a quebra, perdeu novamente o serviço e, quando o rival fez 4 a 1, pediu atendimento do fisioterapeuta.
Guga voltou a vencer o saque do chileno e ao confirmar seu serviço empatou o set em 4 a 4.
Após ver González fazer 5 a 4, Kuerten solicitou novamente a presença do fisioterapeuta.
O brasileiro voltou ao jogo, mas não conseguiu manter o serviço e viu o adversário fechar em 2 a 0.
Kuerten terá mais duas oportunidades de encerrar seu jejum no saibro antes de partir para os EUA, onde disputa dois Masters Series em quadra dura, em março e abril. Ele joga nesta semana em Buenos Aires e na semana que vem na Costa do Sauípe.
González foi o carrasco do Brasil em Viña de Mar, torneio que abriu a turnê latino-americana no saibro. Anteontem, na semifinal, ele havia derrotado Flávio Saretta por 2 a 0 (6/3 e 6/2) e impedido que dois brasileiros voltassem a se encontrar em uma final de um torneio de primeira linha da ATP pela primeira vez desde 1992.


Texto Anterior: Futebol: Real Madrid salva liderança com gol no fim
Próximo Texto: Vice rende mais pontos, mas não muda ranking
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.