UOL


São Paulo, domingo, 16 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Cartolas podem definir campeão após os dois jogos

DA REPORTAGEM LOCAL

A disputa nos bastidores pela vantagem em caso de dois empates ou igualdade no saldo de gols nas finais do Paulista pode continuar mesmo após o final da segunda partida, sábado.
O vice-presidente de futebol corintiano, Antonio Roque Citadini, insiste em que a Federação Paulista convoque o seu Comitê Executivo para definir a questão mesmo após os dois jogos.
Anteontem, ele enviou um ofício à FPF pedindo a reunião, mas a entidade manteve a decisão de dar a vantagem inicial ao São Paulo. O comitê, formado por sete representantes de diferentes clubes e um jornalista (Orlando Duarte), tem o poder de interpretar o regulamento do torneio, contestado pelo time do Parque São Jorge.
O imbróglio começou porque São Paulo e Corinthians somaram o mesmo número de pontos (20) e de vitórias (seis) até aqui.
O regulamento prevê que, nos dois jogos finais, se houver empate em pontos, a vantagem será de quem tiver o melhor saldo de gols na fase ou daquele que marcar mais vezes na decisão.
Persistindo a igualdade, a vantagem será do time que tiver recebido menos cartões vermelhos, computadas todas as fases do Estadual. Se ainda assim continuar existindo um empate, o desempate será pelo menor número de cartões amarelos.
Assim, pelo texto das regras, o Corinthians iniciaria as finais com vantagem por ter sido mais disciplinado até aqui (recebeu dois vermelhos; o São Paulo, três).
Mas a FPF ignorou o regulamento e determinou que o desempate será feito pelo saldo de gols acumulado -o do São Paulo é melhor.
Segundo o presidente licenciado da entidade, Eduardo Farah, o regulamento, que não traz menção à tal norma, foi mal redigido e o desempate pelo saldo de gols é mais justo por ser um critério "técnico". (MR E RP)


Texto Anterior: As outras finais
Próximo Texto: Após bonança, São Paulo cai na real
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.