São Paulo, quinta-feira, 16 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atleta diz se inspirar em Derly e Maurren

DA REPORTAGEM LOCAL

A saga de superação de Maurren Maggi e João Derly é a principal fonte de inspiração do judoca Victor Penalber, 18, para permanecer treinando apesar da suspensão que terá que cumprir até outubro do ano que vem.
A saltadora, flagrada no antidoping em 2003, tornou--se campeã olímpica em Pequim-08. Já Derly, também punido por doping, voltou aos tatames para conquistar o bicampeonato mundial.
"Em nenhum momento pensei em largar o judô. Estou treinando forte. Eu me espelho muito nos casos da Maurren e do Derly", comenta a promessa do judô.
O atleta afirma que vem passando por dificuldades pessoais e materiais após ter sido flagrado no antidoping. Diz ter sofrido preconceito.
"Algumas pessoas deixaram de falar comigo do dia para a noite", comentou.
Ele ainda perdeu os benefícios do Bolsa-Atleta. Atualmente, conta apenas com a ajuda dos pais para cobrir os gastos com o esporte (que giram em torno de R$ 1.500), o apoio de uma academia de musculação, na qual treina gratuitamente, e a Universidade Gama Filho, onde usa o espaço para treinar.
"De vez em quando, fico meio desanimado, mas tenho que me manter focado para poder voltar bem, ou até melhor do que antes da suspensão", afirma Penalber.
A Folha tentou falar com o judoca depois do anúncio de que Penalber não seria mais contemplado com a verba pública, mas não conseguiu localizá-lo. (ALF E MB)


Texto Anterior: Futebol: Nem tudo é o que parece
Próximo Texto: Brawn, 100%, vence até no tapetão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.