São Paulo, sexta, 16 de abril de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil júnior já é o melhor do século


RODRIGO BUENO
da Reportagem Local

A seleção brasileira júnior, assim como a principal, já é a melhor equipe do século na categoria.
Com a eliminação da Argentina, ontem, no Mundial da Nigéria, o Brasil não pode mais ser superado em número de títulos no torneio.
Brasil e Argentina têm três títulos cada. Os brasileiros seguem na competição após bater, anteontem, a Croácia por 4 a 0 nas oitavas-de-final -na categoria principal, só o Brasil tem quatro títulos.
Dos times que passaram às quartas-de-final do Mundial júnior da Nigéria, o Brasil é o único que já venceu a competição -a seleção foi campeã em 1983, 85 e 93.
A Argentina, que venceu as duas últimas edições do Mundial e ganhou o Sul-Americano neste ano, perdeu ontem por 4 a 1 para o México. Os argentinos chegaram a fazer 1 a 0 no primeiro tempo, mas permitiram a virada na etapa final.
Portugal, que venceu o Mundial em 89 e 91, também foi surpreendido nas oitavas-de-final. Após empatar em 1 a1 com o Japão no tempo normal e na prorrogação, caiu na disputa de pênaltis por 5 a 3.
Outros dois jogos foram realizados ontem. A Espanha, outra favorita ao título, teve dificuldades diante dos EUA, mas venceu por 3 a 2 e se classificou. Já Mali venceu por 5 a 4 o duelo africano com Camarões pelas oitavas-de-final.
Nas quartas-de-final, no domingo, o Brasil enfrenta o Uruguai. A anfitriã Nigéria pega Mali. A Espanha encara a seleção de Gana. O México vai jogar com o Japão.
O time brasileiro, que teve sua capacidade colocada em dúvida após a derrota na estréia para a Espanha (2 a 0), passa a ser agora, de novo, o principal favorito ao título. Caso derrote o Uruguai, o Brasil enfrentará nas semifinais o vencedor do confronto entre Japão e México. As seleções que mais poderiam ameaçar o Brasil, como Espanha, Gana e Nigéria, só enfrentam o Brasil em uma possível final.
A seleção terá ainda a vantagem de jogar sempre, a partir de agora, na capital Lagos, sede da final.
A anfitriã Nigéria não conseguiu se classificar em primeiro lugar em sua chave e teve que deixar Lagos para viajar pelo país. A decisão do torneio acontece no dia 24.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.