São Paulo, quinta-feira, 16 de maio de 2002

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

Espanto
O ex-jogador Falcão divulgou nota ontem para dizer que se surpreendeu com as notícias de que foi contratado para o cargo de diretor-geral de seleções da CBF. O anúncio havia sido feito publicamente no dia anterior, em Barcelona, pelo presidente da entidade, Ricardo Teixeira.

Sem chefe
Ele atribuiu o fato a um inexistente ""problema de comunicação" entre Teixeira e os jornalistas que acompanham a seleção. Falcão admitiu ter falado com o dirigente duas vezes, o que entendeu como sondagem apenas.

Credibilidade
O ex-jogador se vê pressionado por seu contrato com a Globo e com a RBS. ""Não me comprometi com a CBF, pois jamais poderia exercer minha função de comentarista com a independência necessária se fizesse algum tipo de acerto prévio com a entidade", afirmou Falcão.

Derrapada
Ricardo Teixeira escorregou ao comentar a disputa eleitoral na Fifa. Disse aos jornalistas que a Inglaterra estava fechada com Blatter para a sua reeleição. Os ingleses, no entanto, decidiram que irão apoiar o rival dele, Issa Hayatou, no pleito do dia 29.

Eu fui...
Teixeira vê semelhanças entre o momento vivido por Blatter com o experimentado por ele em 2001, quando duas CPIs do Congresso devassaram a CBF.

...você ontem
Um dos maiores apoiadores de Blatter, o dirigente diz que a saraivada de acusações contra o presidente da Fifa não se sustentam. "Não há nada de concreto. É tudo literalmente político, assim como ocorreu com a CPI."

Tiara
Ronaldinho arrumou uma desculpa para ostentar suas madeixas na Copa. Disse que realiza um sonho de criança, pois na Europa, onde joga, o cabelo o protege do frio. Na infância e na adolescência, prossegue ele, o calor dos trópicos obrigava o corte rente. Detalhe: ele morava na "tórrida" Porto Alegre.

Espuma
A curta temporada da seleção brasileira na Espanha abriu a campanha publicitária do guaraná Antarctica no país. O ônibus da equipe foi decorado com a logomarca do refrigerante e com o slogan de sua campanha publicitária na Europa.

Brinde com guaraná
Nas laterais está escrito: "Será el guaraná? El refresco oficial de la selecion brasileña". A partir deste ano a CBF ganha uma porcentagem nas vendas do produto. Antes da Espanha, o time jogou em Portugal, principal mercado da bebida na Europa.

Moleque
O são-paulino Kaká é tratado como o irmão caçula na ""família Scolari". Ao mesmo tempo em que é alvo dos trotes dos veteranos, recebe conselhos. Quem mais tem apoiado Kaká, segundo ele, é Ronaldo, que em 1994 viveu experiência semelhante.

Injusta causa
Romário obteve decisão favorável ontem em um processo trabalhista contra o Flamengo e terá direito a uma indenização de cerca de R$ 5 milhões. A Justiça não aceitou o argumento de justa causa para sua demissão, em 1999. O clube, que alegou indisciplina por ele ter participado de uma festa após uma derrota para o Juventude, vai recorrer.

Antes tarde...
A Liga Nacional decidirá na segunda-feira se aceita ou não co-organizar o Brasileiro com a CBF e alterar o seu estatuto, a pedido da entidade. Fábio Koff já se reuniu com o advogado do Clube dos 13, Celso Rodrigues, para analisar a viabilidade.

...do que nunca
Com Ricardo Teixeira na Espanha, a reunião da Liga esvazia de vez a do Ministério do Esporte e Turismo, no mesmo dia.

Na conta do Abreu
O Corinthians ser recusa a pagar uma dívida referente a direitos de imagem cobrada por Wanderley Luxemburgo. O clube alega ter quitado o débito ao adiantar R$ 350 mil em luvas ao técnico antes de demiti-lo.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Roque Citadini, vice de futebol do Corinthians, sobre o fato de Luxemburgo reivindicar sua parte no título do Rio-SP:
- Se o Brasil vencer a Copa, ele vai querer dividir o título com o Luiz Felipe Scolari.

CONTRA-ATAQUE

Um luxo

Responsável pela segurança da seleção, o coronel reformado Castelo Branco causou frisson ontem em Barcelona.
Nada de truculência ou linha dura. Os motivos que o fizeram ser aplaudido pelos jornalistas que acompanhavam o treino no miniestádio do Barcelona foram de natureza "fashion".
Passava das 11h da manhã na Espanha, com sol forte, quando um burburinho começou nas arquibancadas. Os que acompanham a seleção queriam saber quem era o novo integrante da comissão técnica que "desfilava" ao lado do médico da equipe, Luiz Roberto Runco.
Na verdade, tratava-se de um velho conhecido, o coronel, que pela primeira vez trocou os ternos sóbrios e cuidadosamente passados por um moderno agasalho e um par de tênis futurista, ambos da Nike.
Apenas os óculos escuros sob o boné conferiam-lhe um ar militar. Questionado sobre a mudança radical, Castelo Branco disse, apontando para o céu:
- É a canícula, a canícula.
O Aurélio explica: canícula é "grande calor atmosférico".



Próximo Texto: Corinthians embarga obra de Luiz Estevão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.