São Paulo, quarta-feira, 16 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carpegiani quer treinos na "casa" do Corinthians

Treinador gaúcho diz que Pacaembu, onde o clube manda seus jogos, é neutro

Diretoria vê com bons olhos pedido do técnico, que visa ambientar seus jogadores e fazê-los "conhecer cada centímetro do campo"


Fernando Santos/Folha Imagem
Carpegiani, durante treinamento de ontem no Parque São Jorge


RENAN CACIOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O estádio do Pacaembu ficou popularmente conhecido como "a casa corintiana". Tradição que não funciona para o treinador Paulo César Carpegiani.
Contrariando a mística do clube alvinegro, o técnico afirmou ontem se sentir um estranho no local em que a equipe manda quase todos os jogos que realiza na capital paulista.
"O Corinthians joga 38 partidas fora de casa [no Brasileiro], porque eu acho o Pacaembu neutro. Nós não treinamos lá, eu me sinto um estranho. Se me sinto assim, imagina os jogadores", afirmou o técnico.
As declarações surpreenderam, até porque não respondiam a nenhuma pergunta dos jornalistas. Foi o próprio Carpegiani quem levantou a bola.
Na opinião dele, a falta de treinos no Pacaembu impede os jogadores de "conhecerem cada centímetro do campo", expressão utilizada por ele para se referir ao que atletas de Grêmio e Inter fazem em relação ao Olímpico e ao Beira-Rio.
"Com o Santos, na Vila, é a mesma coisa. Nós apenas jogamos no Pacaembu", lamentou.
A alternativa sugerida por Carpegiani para acostumar seus atletas ao "desconhecido" Pacaembu seria utilizar um ou dois dias da semana para treinar o time no próprio estádio.
"Já solicitei à direção [do Corinthians]. Disseram que existe a possibilidade", emendou.
O gerente de futebol do clube, Ilton José da Costa, acenou favoravelmente ao pedido do treinador, mas não garantiu sua implementação tão cedo.
O problema, segundo ele, seria a condição precária do gramado do estádio após o evento com o papa Bento 16 realizado na última quinta-feira.
"Sabemos que não houve o cuidado necessário. Haverá uma dificuldade inicial de realizar atividades em cima desse gramado", afirmou.
O dirigente foi além. Disse que, se o campo não estiver em condições ideais de uso, o Corinthians deverá mandar alguns de seus jogos no Brasileiro em outros estádios, como o Morumbi, utilizado pelo clube na primeira rodada.
Se Carpegiani pudesse realmente escolher onde jogar, o técnico certamente apontaria o Parque São Jorge, onde o time treina diariamente. "Aqui é o meu habitat", justificou.
Antes que sua opinião a respeito do Pacaembu pudesse despertar reações nervosas da torcida, o técnico deixou claro que a neutralidade citada referia-se apenas ao fator jogo.
"A torcida vai a qualquer lugar para nos apoiar", elogiou.


Texto Anterior: Palmeiras: Marcos troca placa no braço, e Osmar faz cirurgia na sexta
Próximo Texto: Magrão diz tchau, e meta é Vampeta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.