São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nihat põe os turcos no "top 8" da Europa

Atacante lidera virada ante tchecos com dois gols no fim

DA REPORTAGEM LOCAL

Ele já havia feito os dois últimos gols que classificaram a Turquia à fase final da Eurocopa. Ontem, em uma virada histórica diante da República Tcheca, o atacante Nihat marcou aos 42min e aos 44min da etapa final e pôs a seleção nas quartas-de-final do torneio.
Com os 3 a 2 em Genebra, a Turquia classificou-se em segundo no Grupo A, com seis pontos, e enfrentará a Croácia na próxima sexta-feira.
Portugal, após a derrota de ontem para a já eliminada Suíça por 2 a 0, também terminou com seis pontos, mas leva vantagem no confronto direto -venceu a Turquia por 2 a 0.
"Estou orgulhoso por ter atletas que sabem que a partida só termina com o apito do juiz. Mostramos ao mundo todo que tipo de time nós somos", disse o técnico turco, Fatih Terim.
Terim viu os tchecos abrirem 2 a 0 -gols de Koller, aos 34min do primeiro tempo, e Plasil, aos 17min da etapa final.
Turan, aos 30min, descontou e deu esperanças ao país terceiro colocado na Copa de 2002.
Àquela altura do jogo, um empate levaria a decisão da segunda vaga do grupo para os pênaltis -os times empatavam em todos os critérios. E a novidade da Euro esteve perto de ser concretizada quando Nihat, 28, anotou aos 42min após falha do goleiro Cech, do Chelsea.
O atacante do Villarreal, porém, resolveu confirmar a fama de predestinado adquirida na fase classificatória da Euro.
Nas vitórias contra Noruega (2 a 1) e Bósnia-Herzegovina (1 a 0), foram dele os tentos que garantiram a Turquia na fase final da competição européia.
Ontem, no penúltimo minuto, ele chutou por cima de Cech -a bola ainda bateu no travessão antes de decretar 3 a 2.
"Fizemos história e vamos continuar fazendo", afirmou Nihat, depois do confronto.
Para completar a jornada épica, um suíço descendente de turcos, Hakan Yakin, deu a primeira vitória a seu país em uma fase final de Eurocopa.
Os suíços derrotaram a já classificada seleção portuguesa, que poupou seis titulares, entre eles Cristiano Ronaldo.
Yakin fez o primeiro aos 26min da etapa final, numa tabela rápida pelo meio. Faltando sete minutos para o fim do confronto, ele marcou o segundo em cobrança de pênalti.
O adversário da equipe do técnico Luiz Felipe Scolari no mata-mata sairá hoje do Grupo B -e são boas as chances de ser a Alemanha, outra favorita do campeonato, que encara os austríacos. Na outra partida, os croatas, já classificados em primeiro lugar na chave, enfrentam os poloneses.


NA TV - Áustria x Alemanha
Record e Sportv, ao vivo, às 15h45

NA TV - Polônia x Croácia
Record News e Sportv 2, ao vivo, às 15h45



Texto Anterior: Soninha: "Aprendendo com as derrotas?"
Próximo Texto: Palmeiras: Completo, elenco volta de folga
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.