São Paulo, quarta-feira, 16 de junho de 2010

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Propaganda irregular em estádio irrita Fifa

Entidade condena ação de cervejaria

DO ENVIADO A JOHANNESBURGO

A Fifa vai estudar ações legais contra a cervejaria holandesa Bavaria por ter feito uma suposta tentativa de marketing de emboscada durante o jogo entre Holanda e Dinamarca, anteontem, no estádio Soccer City.
Antes do jogo, 36 mulheres vestidas de laranja estavam dentro da arena na primeira fila. Era uma promoção da marca de cerveja do país europeu, em campanha relacionada ao Mundial.
Cerca de 40 seguranças as tiraram da arquibancada.
Segundo a Fifa, as mulheres foram retiradas de seus lugares, levadas a um escritório dentro do estádio e liberadas logo em seguida.
"Não houve prisão, o que aconteceu foi uma tentativa de marketing de emboscada. Pedimos detalhes sobre elas. Ninguém foi detido. Vamos tomar ações sobre isso", afirmou o diretor de comunicação da Fifa, Nicolas Maingot.
"Eles disseram que nos prenderiam. E ficaríamos na cadeia por seis meses. As garotas começaram a chorar", contou uma das loiras, identificada como Barbara Kastein ao jornal "The Star", um dos maiores da África do Sul.
O país aprovou recentemente uma lei para criar uma zona de exclusão em volta dos estádios da Copa. Assim, não poderia haver concorrentes dos patrocinadores da Fifa e até mesmo camelôs.
A Budweiser é uma das parceiras comerciais do Mundial. Mas a ação da Bavaria parece ter dado certo.
Na internet, todas as citações sobre o jogo contra os dinamarqueses remetiam à promoção com as loiras no Soccer City.
(RODRIGO MATTOS)


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