São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fifa dá razão à CBF no caso Diego, e clube alemão pode sofrer punição

RODRIGO MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Questionado pela Folha sobre a não-liberação de Diego pelo Werder Bremen para a seleção brasileira, a Fifa reafirmou que os clubes são obrigados a ceder os atletas até 23 anos para a Olimpíada.
"Na visão da importância da Olimpíada para o movimento do esporte e particularmente para o futebol, assim como na nossa lei costumeira, a liberação dos jogadores mais jovens do que 23 anos sempre foi mandatória para os clubes", disse a assessoria da entidade.
A Fifa, no entanto, disse que não poderia comentar o caso de Diego porque ainda não chegou nada a respeito do assunto a seus escritórios.
A CBF só deverá mandar a lista definitiva dos convocados à Olimpíada em 23 de julho, segundo a entidade. Por enquanto, só enviou relação prévia com 40 nomes.
Quando a lista definitiva chegar à Fifa, a expectativa da confederação é a de que o jogador se torne irregular para atuar pelo Werder Bremen. Pela legislação da Fifa, o clube alemão perderá todos os pontos dos jogos em que utilizar o atleta que está convocado. Também há possibilidade de sanção ao jogador por não se apresentar.
O Werder Bremen, no entanto, defende que não há nenhuma norma que diga que o jogador tem de ser cedido para a Olimpíada e prevê que não haverá reação da Fifa.
O clube alemão informou até ter enviado um pedido de esclarecimento à entidade. Foi após esse pedido, assim como de outros times, que a Fifa estabeleceu a regra de que os jogadores acima de 23 anos não precisavam ser liberados, mas que a cessão de atletas até essa idade limite era obrigatória.


Texto Anterior: Chelsea oferece 60 mi por Robinho, mas Real rejeita
Próximo Texto: Basquete do Brasil ganha 1ª e tem decisão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.