São Paulo, sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Americano se transforma em herói macedônio no basquete

Georgi licovski/Efe
O armador Bo McCalebb na vitória da Macedônia contra a Lituânia, no Pré-Olímpico europeu

DANIEL BRITO
DE SÃO PAULO

Um americano negro, de 1,78 m de altura, se tornou herói nacional na Macedônia.
Ele atende pelo nome de Bo McCalebb, 26, e hoje joga uma inesperada semifinal do Eurobasket, o campeonato europeu, contra a Espanha, na cidade lituana de Kaunas.
O vencedor garante uma vaga em Londres-2012 e disputa a final, depois de amanhã, contra quem triunfar no duelo entre França e Rússia, que também jogam hoje.
McCalebb jamais jogou por uma equipe da Macedônia. Ele é de Nova Orleans, teve sua casa destruída pelo furacão Katrina, em 2005, e tentou a sorte na liga de verão da NBA no Sacramento Kings.
Sem sucesso, partiu para a Europa. Jogou na Turquia e na Sérvia, e só quando chegou à Itália, em 2010, recebeu convite para se naturalizar e virar cidadão macedônio.
Um diretor da seleção é ídolo no Montepaschi Siena, time de McCalebb, e fez a proposta para tê-lo em sua equipe nacional. Os valores do convite não foram revelados.
Antes que pudesse ser alvo de críticas ou de protesto dos jogadores do país, que já fez parte da extinta Iugoslávia, McCalebb mostrou seu talento dentro de quadra.
Levou a Macedônia à sua terceira participação no Eurobasket. E, na Lituânia, carrega a seleção nas costas.
É o quarto maior cestinha da competição, com média de 20 pontos por partida, à frente de estrelas da NBA como o espanhol Pau Gasol, do Los Angeles Lakers, e o alemão Dirk Nowitzki, atual campeão e MVP (jogador mais valioso) da liga dos EUA, pelo Dallas.
Para chegar à semifinal, os macedônios derrubaram a poderosa Lituânia, diante de 15 mil torcedores, por 67 a 65, com 23 pontos de McCalebb.
A classificação foi celebrada pelos torcedores nas ruas de Skopje, capital do país.
A Macedônia jamais havia chegado tão longe na competição. O governo do país já deu € 8.000 (R$ 18 mil) para cada atleta pela campanha.

Com as agências de notícias

NA TV
Espanha x Macedônia
11h30 Bandsports, ESPN e Esporte Interativo




Texto Anterior: Corinthians: Emerson sente lesão na coxa e vira dúvida para o clássico de domingo
Próximo Texto: Brasil encara Rússia e tabu na Copa Davis
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.