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São Paulo, quinta-feira, 16 de outubro de 2003

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AUTOMOBILISMO

FIA reabilita corrida sem cigarro e ratifica a nova classificação
Canadá volta ao calendário da F-1

DA REPORTAGEM LOCAL

O Conselho Mundial da FIA abandonou ontem sua militância pela propaganda de cigarros e readmitiu o GP do Canadá no calendário da F-1. Na categoria desde 1967, a corrida havia sido retirada da temporada 2004 por conta da legislação local, que passou a proibir a publicidade tabagista.
Em agosto, Normand Legault, organizador da prova, recebeu a notícia de Bernie Ecclestone. Iniciou, então, forte lobby perante as equipes. O principal argumento foi a proximidade de Montréal com os EUA, mercado prioritário para montadoras e empresas envolvidas com a categoria.
Funcionou. Ficou acertada uma contrapartida para os times que ainda correm com marcas de cigarro -os promotores terão que providenciar uma compensação financeira para McLaren, Ferrari, Jordan, BAR e Renault.
Em disputa com a União Européia, que antecipou de outubro de 2006 para 2005 o banimento total do cigarro vinculado ao esporte, a FIA ameaçou e cancelou GPs nos últimos anos. A Bélgica, por exemplo, perdeu sua corrida nesta temporada e só voltou ao calendário após alterar sua legislação.
Outro episódio polêmico, a última edição do GP Brasil foi garantida na véspera do evento por uma medida provisória do governo brasileiro, que adiou para 2005 a proibição de propaganda de cigarro em eventos esportivos.
Bastante criticado, o texto viabilizou a permanência de Interlagos no calendário, mas obrigou a TV a veicular chamadas de advertência do Ministério da Saúde durante as transmissões, algo inédito.
Com a etapa canadense, o Mundial de 2004 terá 18 etapas, um recorde. O GP de San Marino voltou a abrir a temporada européia, em abril, e ficou confirmado o Brasil como prova de encerramento.
O intenso calendário foi compensado com uma simplificação da programação oficial dos fins de semana de corrida, ratificada ontem em Paris. As sextas-feiras terão apenas treinos livres, e os sábados passam a contar com duas rodadas de voltas lançadas para a definição do grid de largada.
Quem parar na pista na primeira parte não poderá realizar a segunda, aumentando a chance de surpresas. Na segunda parte, os carros partirão com pneus e combustível que serão utilizados na corrida, como nesta temporada.
Ainda na sexta, as últimas seis equipes do último Mundial -BAR, Sauber, Jaguar, Toyota, Jordan e Minardi- terão direito de colocar um terceiro carro.

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