São Paulo, segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Próximo Texto | Índice

Painel FC

EDUARDO ARRUDA painelfc.folha@uol.com.br

Visão periférica

A Federação Paulista de Futebol firmou parceria com o Cema, hospital especializado em oftalmologia, para realizar estudos sobre a arbitragem. O presidente da entidade, Marco Polo Del Nero, se reuniu com médicos para estabelecer o planejamento de exames e testes a que serão submetidos os juízes filiados à FPF. Na avaliação de Del Nero, irregularidades na visão, principalmente nos auxiliares, provocam a queda na qualidade das marcação deles. Juiz que apresentar problemas ficará de molho no Paulista-2010.



Para frente. Del Nero afirma que, se houver êxito com a parceria na FPF, ele poderá sugerir que a Comissão de Arbitragem da CBF faça o mesmo. "Mas só se tivermos resultados concretos."

Normal. "Vendo sob o aspecto geral, faz parte do ser humano errar", diz Del Nero sobre os seguidos erros de arbitragem neste Brasileiro. "Mas as federações têm que preparar melhor os árbitros."

Olho nele. O desejo real do vice palmeirense Salvador Hugo Palaia não é assinar papéis caso o presidente Luiz Gonzaga Belluzzo seja suspenso pelo STJD amanhã. Palaia quer mesmo é assumir o departamento de futebol, hoje com Gilberto Cipullo.

Jogo duplo. Enquanto isso, outro vice do clube, Clemente Pereira Jr., que é aliado de Palaia e sonha com a presidência palmeirense no futuro, tenta promover a paz entre Cipullo e o diretor financeiro Fábio Raiola, que andam às turras por causa do técnico Muricy Ramalho.

Mercado. Enquanto o técnico Adilson Baptista falava em ficar no Cruzeiro no sábado, no clube o nome de Ney Franco tem ecoado cada vez mais forte.

Acostumado. Comentário de confiante cartola são-paulino: o STJD tomou gosto em tirar o mando do time na última rodada do Brasileiro porque gosta que este conquiste o título em campo neutro. Em 2008 foi assim, no DF.

Posição. O Corinthians tem apoiado o palmeirense Luiz Gonzaga Belluzzo e torce contra o São Paulo. Classifica o primeiro como adversário e o segundo, como inimigo.

Espelho. Presidente corintiano passou a semana atrás de informações sobre o caso Belluzzo. E comentou: "Ele é mais louco do que eu".

Relações. O apoio de Marta ao presidente santista, Marcelo Teixeira, na eleição do clube, é visto como resultado da proximidade entre o cartola e o agente Fabiano Farah, que representa a jogadora.

Confiança. O presidente do Fluminense, Roberto Horcades, afirma não temer o processo que pede seu afastamento e será analisado nesta semana. Segundo Horcades, ele vai arrumar um jeito de saldar os três meses de salários atrasados e já planeja o ano de 2010 com o Fluminense na primeira divisão.

Colaborou MARTÍN FERNANDEZ, da Reportagem Local


Dividida

"Ele também deveria xingar e mandar bater no juiz do jogo com o Sport. Quem rouba a casa dos outros também é ladrão, não é?"

Do oposicionista ROBERTO FRIZZO , sobre o comportamento do presidente palmeirense, Luiz Gonzaga Belluzzo


Próximo Texto: Passado e presente minam Palmeiras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.