UOL


São Paulo, terça-feira, 16 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Zidane se iguala a Ronaldo como melhor do mundo

Meia francês vence pela 3ª vez eleição da Fifa para jogador do ano e, ao lado do brasileiro, domina a história da votação feita com os técnicos

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Eu estou melhor neste ano do que em 1998 ou 2000."
Zidane, 31, disse isso após ser anunciado como o melhor jogador do mundo em 2003 pela Fifa.
Porém os números da eleição não dão razão ao talentoso jogador do Real Madrid, que se igualou a Ronaldo em número de títulos de melhor atleta do planeta -o francês ganhou em 1998, 2000 e 2003, e o brasileiro levou a melhor em 1996, 1997 e 2002.
Zidane acumulou um total de 264 pontos na eleição deste ano, tendo 35 indicações para melhor do mundo, 27 como segundo melhor e 8 como terceiro melhor. Em 1998, quando comandou a França na conquista da Copa, venceu com 523 pontos. Em 2000, quando guiou seu país ao título da Eurocopa, foi bi com 370 pontos.
Ronaldo, companheiro de "Zizou" no Real Madrid, ficou em terceiro lugar neste ano, com 176 pontos. O atacante francês Henry, do Arsenal, foi vice (186 pontos).
Dos 11 primeiros colocados, seis atuam no Real Madrid, considerado a melhor equipe do planeta por muitos. Pelo terceiro ano seguido, o vencedor da eleição da Fifa é do poderoso time espanhol.
Zidane e Ronaldo venceram quase a metade das votações da Fifa. Juntos, ficaram com seis troféus de melhor jogador dos 13 que já foram colocados em disputa - a eleição começou em 1991.
Nos últimos sete anos, só dois atletas conseguiram quebrar a hegemonia da dupla que protagonizou ontem jogo contra a pobreza: Rivaldo, em 1999, e Figo, em 2001.
Poucas horas depois da cerimônia que coroou Zidane, o meia comandava um time contra uma equipe capitaneada por Ronaldo em amistoso na Basiléia (Suíça).
O jogo teve caráter beneficente e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, como espectador. Zidane marcou duas vezes na derrota de 4 a 3 para os "Amigos de Ronaldo". O atacante brasileiro, que passou em branco, viu Diego, Robinho (2) e Sávio anotarem para o seu time -Luis Fabiano fez um para os "Amigos de Zidane".
Bastante amigos, os únicos jogadores que venceram mais de uma vez a eleição da Fifa de melhor atleta são embaixadores da ONU. Ronaldo até celebrou a vitória do "rival". "Eu estou feliz porque o Zidane venceu. Pelo menos o troféu está em boas mãos."
O francês conseguiu o título do Espanhol neste ano, assim como Ronaldo, mas o Real Madrid não conseguiu a Copa dos Campeões, título que tanto queria. Pela seleção, Zidane teve um ano bom, mas não brilhou tanto quanto Henry, campeão e artilheiro da Copa das Confederações.
"O título deste ano é tão importante quanto o que ganhei pela primeira vez. Não sou o melhor do mundo. Sou mais um. Estou especialmente feliz por ter vencido Ronaldo, que é bem mais jovem", disse Zidane -Ronaldo é quatro anos mais novo que ele.
Henry, que apareceu como surpresa entre os "finalistas", falou da possibilidade de jogar no Real Madrid com Ronaldo e Zidane, especulação para a próxima temporada na Europa. "Não posso dizer que não seria um prazer jogar com eles. Seria um sonho", disse.
No ano que vem, se a França tiver sucesso na Eurocopa em Portugal, Zidane e Henry poderão brigar de novo pelo título da Fifa de melhor jogador do mundo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Roberto Carlos vence só com os países campeões
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.